3 de outubro de 2026
Trânsito

Caçador terá estudo técnico da malha viária

Por Assesoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Caçador está realizando um estudo, com o intuito de reorganizar a malha viária de do Município e diagnosticar problemas na trafegabilidade. Empresa especializada vencedora da licitação, a Única, realizou a primeira parte do estudo, sobre mobilidade do transporte coletivo. O próximo passo, de acordo com o prefeito Saulo Sperotto, será o estudo do gerenciamento de trânsito. “A cidade cresceu desorganizadamente, sem projeção, e este estudo especializado está identificando as questões para fazermos as alterações”, salienta.

O estudo é importante para melhorar o tráfego, dando mais segurança e facilidade aos motoristas e pedestres, paralelamente ao novo Plano de Transporte Coletivo, que vai modificar algumas linhas de ônibus e a forma de pagamento.

De acordo com o coordenador de trânsito, Vinícius Cofferi, muitas mudanças positivas já foram feitas no trânsito em Caçador, a exemplo das modificações nas ruas próximas à praça da Imbuia na Vila Paraíso e no trevo da Paróquia Nossa Senhora Rainha, no Santelmo. “Nestes dois pontos, estavam acontecendo acidentes e as mudanças foram feitas para tentar solucionar o problema. Depois disso, não temos conhecimento de nenhum acidente grave nestes locais”, comenta Cofférri.

O coordenador diz ainda que o maior número de reclamações referente ao trânsito é em relação ao excesso de velocidade e desrespeito à sinalização por parte dos condutores.  “Estamos mantendo as vias sinalizadas conforme manda o Código Nacional de Trânsito, mas muitos motoristas não respeitam a sinalização”, afirma.

Cofférri explica que o número de motocicletas e automóveis em Caçador tem aumentado assustadoramente nos últimos anos. Estimativas apontam mais de mil carros a mais a cada ano, desde 2001. Com isso, tanto o tráfego como as condições das vias são comprometidas. A próxima medida para que seja melhorado o trânsito será a colocação de lombadas eletrônicas em pontos estratégicos.

Já está em processo de licitação a compra das lombadas que devem ser instaladas dentro de 90 dias. “É importante que fique claro para a população que as lombadas físicas como temos em Caçador punem todos os condutores, porém, as lombadas eletrônicas vão servir para punir somente os condutores que desrespeitam a sinalização”, ressalta.

Mais notícias