3 de outubro de 2026
Meio Ambiente

Fatma reúne municípios para elaboração de plano

Por Assessoria de Imprensa da SDR/Caçador

Reunião setorial promovida pela Fundação do Meio-Ambiente (Fatma) em Caçador, na tarde desta terça-feira (25), teve por objetivo elaborar o plano de desenvolvimento ambiental e econômico para a região. Participaram representantes de sindicatos, indústrias e outros setores ligados ao tema, vindos de municípios que compõe a região da SDR/Caçador, e também municípios da Mesoregional de Joaçaba. O encontro faz parte de uma proposta ambiental para o setor produtivo de Santa Catarina, procurando realizar aberturas na Legislação Ambiental vigente.

Segundo o coordenador da Fatma/Caçador, Dario Frâncio, foram elencados na ocasião as dificuldades do setor produtivo relacionados a, questões de reserva legal, problemas nas áreas de preservação permanente (app), restrições ao corte de Araucária e outras árvores ameaçadas de extinção, e também a política rigorosa de controle de proteção da Araucária. Foi discutido ainda, sobre a aplicação da Legislação Ambiental, na qual foi citada as dificuldades de atribuições entre Fatma, Polícia Ambiental e Ibama.

Frâncio comenta que os pontos apresentados em Caçador serão levados ao “Fórum do Meio Ambiente”, a ser realizado dia 9 de maio em Joaçaba, abrangendo a Mesoregião. No dia 30 de maio, em Florianópolis, ocorre o “Seminário Estadual par elaboração da Agenda Ambiental positiva para Santa Catarina”, onde será então elaborado documento que será entregue ao Governador do Estado, para posteriormente se promover uma ampla discussão das propostas de todas as regiões, junto ao Ibama, Fatma, Ministério Público, Política Ambiental, Assembléia Legislativa, e Congresso Nacional.

“O que foi apresentado em Caçador é realmente as dificuldades da região, que ficou constatado com a presença dos representantes da comunidade, sindicatos, prefeituras e empresários, que trouxeram sugestões ligadas aos problemas dos pequenos agricultores, da supressão de vegetação para exploração industrial e observâncias de faixas de preservação permanente de córregos e nascentes”.

O coordenador da Fatma/Caçador ressaltou que estará acompanhando o Seminário em Joaçaba no próximo dia 9. “Acredito que com os encaminhamentos para nossa região, a tendência é melhorar essa questão ainda mais, especialmente no que diz respeito as atribuições dos órgãos ambientais, reduzindo assim as divergências entre Ibama e Fatma”, finalizou Frâncio.

Mais notícias