A Prefeitura de Caçador e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) formalizaram nesta quinta-feira, 11, um Acordo de Cooperação Técnica. A partir de então, o Centro de Inovação Inova Contestado passa a integrar a Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina.

O objetivo do termo é consolidar o Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sendo possível planejar ações para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade e região. Envolver os atores do ecossistema de inovação que são as instituições de Ensino Superior, Empresas, Governo e Comunidade de Caçador.
“É uma grande conquista para Caçador. Agora passamos a fazer parte do planejamento de ações com foco no desenvolvimento e no fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado”, destaca Giana Silva, gestora do Centro de Inovação.
O Inova Contestado está em funcionamento desde julho de 2019. Desde lá, mais de 40 projetos foram inscritos no programa de pré-incubação e três turmas já finalizaram com honras. Além disso, executa programa de inovação nas grandes empresas, intitulado Novos Trilhos. Outro voltado para mulheres na tecnologia, chamado Gurias Tech. Uma série de eventos, direcionados sempre à ciência, inovação e empreendedorismo como Hackathon, Startup Weekend e outros que serão lançados no decorrer do ano.
“O Inova tem diversas iniciativas e conta com a parceria de várias instituições do ecossistema local. Estamos com as portas abertas, das 13h às 19h, para receber quem quiser conhecer o espaço, saber mais sobre os programas. O Inova tem objetivo de ser este espaço criativo, inovador, colaborador e ajudar pessoas a tirarem ideias do papel e assim desenvolver o ecossistema de inovação municipal, regional e estadual”, finaliza a gestora.
Conheça mais sobre Centro de Inovação de Caçador em inovacontestado.com.br e sobre a Rede de Centros em http://centrosdeinovacao.sc.gov.br/.
Regional Meio Oeste - Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
A etapa regional Oeste e Meio Oeste da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação acontece no dia 20 de abril, de forma on-line. Nesta oportunidade serão coletadas as percepções dos atores do ecossistema de CTI da região. O objetivo da participação é auxiliar no direcionamento estratégico e mapear as prioridades de atuação em Santa Catarina.
Para saber mais sobre a CECTI ou fazer a inscrição acesse: www.conferenacti.sc.gov.br.