O Parque Central José Rossi Adami amanheceu com balões alaranjados nesta segunda-feira, 24, como forma de conscientizar a população pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes. A manifestação foi organizada por populares e teve apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Esporte de Caçador.
Uma faixa alusiva à campanha Maio Laranja, com a frase “Não se cale, violência contra criança é crime, denuncie”, também foi exposta no gramado do parque, onde há um grande fluxo de pessoas caminhando.
O ato faz alusão à Campanha Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil e visa dar visibilidade à prisão de dois suspeitos de estupro de menores em Caçador na semana passada.
"Estamos no Maio Laranja e no dia 18 um sujeito foi preso por abusar sexualmente de duas meninas, e no dia seguinte outro caso foi resolvido com a prisão do suspeito após 10 anos na justiça. Nós queremos que as pessoas entendam que isso não é normal, e ninguém pode ser conivente. Lugar de estuprador é na cadeia, é lá que devem ficar para que as nossas crianças possam andar livres, vir ao parque brincar sem correr o risco de serem observadas por alguém que está com segundas intenções", declarou uma das organizadoras do protesto, Daniele Luiz Machado.
Na dúvida, DENUNCIE!
Todos os anos a Campanha Maio Laranja estimula as pessoas a denunciar os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes através do Disque 100.
Caso você tenha alguma suspeita de abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, pegue o telefone e disque 100. Sua identidade será mantida em sigilo e a denúncia serve como disparador de ações de proteção às vítimas.