O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador encerrou o ano de 2020 com 8.605 ocorrências atendidas. Para prestar os serviços de socorro foram percorridos 111.386 quilômetros em Caçador e região.
.jpeg)
As emergências médicas foram destaques do ano, totalizando 3.936 chamados. Ao todo foram realizados 2.100 procedimentos relacionados ao transporte, 25 incêndios em veículos e 525 resgates em acidentes de trânsito.
Os voluntários também prestaram socorro aos acidentes causados por animal (26), domésticos (57), esportivos (42), de trabalho (119) e por causas diversas (9). Além da solicitações de ajuda às vítimas de afogamento (2) e agressão (177).

Em 2020 também foram prestados primeiros socorros para 89 vítimas de Covid-19 e 368 com suspeita da doença.
As ocorrências relacionadas a quedas de altura com mais de três metros representam 44 registros e 377 ocorrências de quedas de nível.
A luta pela vida também foi realizada através do resgate de 65 pessoas que tentaram suicídio e 1 caso efetivado; tal como o atendimento às 21 vítimas de arma branca e para 9 vítimas de arma de fogo.
Os bombeiros atenderam ainda casos extraordinários de abastecimento de água (96), auxílio a pessoa (27), busca e salvamento (16) e captura de animal (42).
A proteção da natureza foi evidenciada por meio de procedimentos de corte/poda de árvore (31), retirada de insetos peçonhentos (64), limpeza de pista (41), emprego do canil (2), segurança (39), ocorrência estrutural (79) e incêndio de vegetação (176).

De acordo com o comandante, Anderson Caetano, a corporação realizou diversas atividades internas no ano que ficou marcado pela pandemia. Devido ao cenário atípico os bombeiros focaram seus esforços em estudos e atualizações de protocolos, Procedimento Operacional Padrão - POP's de capacitação em novas diretrizes pré hospitalares.

Durante todo o ano, a equipe de socorristas obedeceu às normas sanitários e legais para desenvolver tais ações. A exemplo do treinamento de novos motoristas e bombeiros em novas áreas de atuação visando o aperfeiçoamento dos atendimentos prestados.
Período com maior número de atendimentos
Em janeiro foram realizados 878 procedimentos, totalizando o maior índice de atendimentos no ano. O mês de novembro teve o segundo maior índice com 856 ocorrências, outubro (767) e fevereiro (762). Abril, no entanto, teve a menor procura, totalizando 531 serviços da instituição.

Ocorrências em Santa Catarina
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) por sua vez totalizou 147.089 ocorrências atendidas em todo o estado. A Central de Operações Bombeiro Militar atuou de forma intensa, com 538.410 chamadas atendidas pelo telefone 193.
Também neste ano foi registrado o maior número de incêndios florestais dos últimos quatro anos, totalizando 7.376 ocorrências desse tipo. O ciclone extratropical registrado em julho também exigiu a atuação do CBMSC, que trabalhou na resposta ao evento climático e na ajuda humanitária. Cerca de cinco mil chamadas foram feitas para o telefone 193, durante o fenômeno. Outros eventos climáticos, como frio extremo e fortes chuvas em dezembro no Alto Vale do Itajaí, também contaram com a presença da corporação para auxiliar a população.
A corporação também deu suporte ao Governo do Estado com os sistemas de Triagem Online da Covid-19, bem como o de organização de leitos de UTI, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
Os bombeiros militares e comunitários também ajudaram a salvar vidas de outras formas. Eles foram até os hemocentros do estado duas vezes neste ano para aumentar os estoques de sangue do Hemosc, além de realizar uma campanha online estimulando a população.
Segundo informações do CBMS, foram ainda desenvolvidas ações de segurança contra incêndio, instalações, inovação, formações, entre outros destaques.