A secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Ribeiro dos Santos, fez uso da “Palavra Livre” na sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, 17. Na ocasião ela explicou a diferença entre Centro Dia do Idoso e Centro de Convivência da Terceira Idade. Além disso, Beatriz informou sobre ações do município na área de Regularização Fundiária.

Segundo a secretária, notícias divulgadas nos últimos dias na imprensa confundiram a população. Na Audiência do Orçamento Regionalizado, vereadores e lideranças defenderam a inclusão de um Centro de Convivência da Terceira Idade como prioridade para Caçador. Depois, o deputado estadual Reno Caramori declarou que iria solicitar mudança do item porque já há uma garantia que o município receberá um Centro Dia do Idoso.

“O objetivo de vir até a Câmara e falar na tribuna é esclarecer alguns pontos da Política Pública de Assistência Social, explicando as ações da nossa Secretaria. É importante as pessoas entenderem que há índices que determinam quais municípios que serão contemplados com os projetos nessa área. Não é a atuação isolada que vai garantir uma obra para Caçador. Nós enquanto Prefeitura temos interesse de colocar em prática essas ações, mas de uma forma planejada e acima de tudo ouvindo os anseios da comunidade”, declarou.
Centro Dia, o que é?
Ainda de acordo com Beatriz, o Centro Dia teria capacidade para no máximo 25 idosos que frequentariam o local de manhã e de tarde, retornando aos seus lares ao final do dia. “Este Centro seria para aquele idoso que precisa de uma atenção maior, que fica sozinho durante o dia ou está em condição de isolamento. E nesse local teria uma equipe de profissionais da saúde e assistência social para atender essas pessoas”, explica.
Como fazer?
Pelas informações repassadas pela secretária, o Governo de SC contemplou num primeiro momento, de acordo com índices sociais, 10 municípios que devem receber um Centro Dia do Idoso. “Caçador é o 12º nessa lista e deve ser contemplado apenas num segundo momento. Para os outros municípios o prazo para entregar documentação era hoje, o que não é o caso de Caçador”, disse.
“Hoje não há uma informação clara da equipe, de quais profissionais que fariam parte desse projeto. Por isso já conversei com o prefeito Beto Comazzetto e antes de tudo queremos fazer um diagnóstico para saber o perfil e quantos idosos seriam beneficiados”, explicou. Segundo Beatriz, o valor do Centro Dia é de R$ 460 a 537 mil e a Prefeitura ficaria responsável pela manutenção.
Centro de Convivência, o que é?
O Centro de Convivência da Terceira Idade é um espaço público para reunião e atividades diversas dos grupos de idosos, como realização de eventos, encontros, promoções, recreação, entre outros.
Como fazer?
“Esse é um pleito antigo da comunidade de Caçador, mas não há recurso Federal específico para isso e com certeza é uma obra que passa de R$ 1,5 milhão. A Prefeitura vai colocar no Plano Orçamentário Anual, mas dependemos de emendas de deputados. Só conseguiremos essa obra com união de esforços de todos, comunidade, entidades e políticos independente de partido, solicitando emendas parlamentares através de deputados”, sugere Beatriz.
Regularização Fundiária
Beatriz explanou também sobre regularizações fundiárias. Segundo ela, Caçador está entre 85 municípios contemplados com ações nessa área.
“Encaminhamos um projeto ao Governo do Estado ainda em 2012 quando estávamos na SDR. E Caçador foi contemplado com 4.507 regularizações, através de um programa que tem parceria da Assembleia Legislativa, da Secretaria de Assistência Social, do Ministério Público e do Poder Judiciário. Uma empresa já está licitada e vamos começar esse trabalho pelo Distrito de Taquara Verde”, revelou a secretária.
Ainda de acordo com Beatriz, as regularizações fundiárias irão beneficiar moradores de bairros carentes e também o Poder Público. “Esse projeto vai permitir aos moradores fazerem financiamentos, melhorias nas residências, e nós enquanto Prefeitura poderemos inscrever mais projetos junto aos ministérios em questões de saneamento básico, infraestrutura, entre outros”, finalizou.