O avanço dos focos de dengue, em Caçador, causa preocupação. Nesse início de ano foram encontrados sete focos em seis bairros diferentes do município.
A bióloga da agência Regional de Saúde, Bruna Rodrigues, alerta que os novos focos foram localizados nos bairros Figueroa, Paraíso, Sorgatto (2), Municípios, Aeroporto e Martello.

“Com base nos números de focos que registramos em 2020 (49) e pelo avanço em curto prazo nesse início de ano, o município pode ser infestado pelo mosquito Aedes aegypti. Se esses focos continuarem existindo e aumentarem, provavelmente começará a transmissão da dengue. O município já está trabalhando para que isso não ocorra, mas precisamos que cada pessoa faça a sua parte, para conseguirmos diminuir esse número”, afirma.
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Célio Becker, avisa que no dia 27 deste mês será realizada uma ação nos bairros do Município e Centro. “Estaremos fazendo neste dia, uma caminhada das 8h às 12h, conversando com a população e alertando sobre os cuidados para evitar acúmulo de água parada e lixo (entulhos, pneus velhos e etc...) nos quintais das residências”, destaca Célio.
Essa é uma ação da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica, com apoio do Rotary, UNIARP, SESI, SENAC, Rádio Massa, ACIC, Associação dos presidentes de bairro.

“Juntos somos mais fortes e com apoio da comunidade podemos frear o aumento dos focos, bem como deixar nosso município mais seguro contra a doença”, finaliza Célio.
Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
- Caso apresente sintomas procure uma unidade de saúde para o atendimento.