


Estas fotos têm algo em comum. São construções marcantes em Caçador e que passaram pelas mãos de um mesmo homem, Aníbal Marçal Santos. Mestre de obras de mão cheia, ele ajudou literalmente a construir o desenvolvimento da cidade.
Neste sábado, 15 de abril de 2017, Aníbal completaria 91 anos. Ele faleceu em agosto de 2016, mas deixou seu legado de forma bastante concreta e visível, com a execução de obras que irão perdurar por muitos anos, ou poderão ser destruídas simplesmente.

Aníbal Marçal ajudou a construir a fábrica Reichmann, local onde foram gerados empregos e consequentemente renda para muitas famílias caçadorenses. Hoje resta apenas o chaminé, construção marcante e que ajuda a contar a história de Caçador.
Ao lado do irmão Melquizedec, Aníbal foi responsável pela execução não só da chaminé, mas da fornalha onde era gerado o calor para aquecer as caldeiras da serraria e assim a energia para a produção.

“Falar hoje de construir algo assim é fácil, porém não existiam equipamentos para levantar um bom andaime, para que se conseguisse assentar os tijolos, um a um, dando estabilidade à obra e principalmente para a boa queima para a geração de calor”, conta o filho Newton Marçal Santos, que espelhado pela atuação do pai seguiu carreira profissionais como arquiteto e urbanista.
A segunda obra destacada nesta homenagem é o “Castelinho”, construído também por Aníbal Marçal Santos e seu irmão Melquizedec. O prédio, rico em detalhes construtivos, ainda sobrevive à especulação imobiliária e a tal modernidade.

A terceira obra escolhida é a Fearpe, hoje Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, onde Aníbal foi contratado para executar o projeto vencedor de um concurso, onde foi construído o atual Bloco A e C, posteriormente a quadra de esportes, que não era coberta, e finalmente o auditório. “Poucos conhecem a grandiosidade do projeto arquitetônico dessa obra que tem controle termo acústico totalmente natural”, lembra Newton.

Aníbal Marçal Santos executou, ou comandou como Mestre de Obras e suas equipes de trabalho, muitas edificações particulares, públicas, religiosas, sendo um dos verdadeiros construtores da cidade de Caçador.