Faleceu na madrugada deste domingo, 16, o escritor, historiador, professor e jornalista Nilson Thomé. Ele lutava contra um câncer e estava internado em Curitiba. O velório será no Memorial São Pedro e o sepultamento está marcado para às 17h.

Nilson Thomé nasceu em Caçador em 4 de outubro de 1949. Foi professor da Universidade do Contestado de 1971 a 2010 e se destacou como um dos principais estudiosos da memória do Contestado. Segundo relato do próprio Nilson em seu blog, foram mais de 45 anos dedicados ao tema, resultando em 33 livros e inúmeros artigos científicos.
Também foi idealizador, fundador e organizador do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, um dos maiores acervos sobre o tema e um dos principais cartões postais de Caçador.
Nilson Thomé também trabalhou como editor de vários jornais da região, foi vereador em Caçador e membro do Rotary Club. Recebeu vários títulos, homenagens e medalhas de mérito. (veja na biografia abaixo).
Nilson Thomé deixa esposa, três filhas e netos.
Biografia
Doutor em Educação (História e Filosofia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006). Mestre em Educação (Área de Gestão Institucional) pela UNICAMP e Universidade do Contestado (2001). Especialista em História do Brasil pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (1995) e em Administração Escolar pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB (2008). Licenciado em História pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (1991). Técnico em Magistério (Normalista) pelo Colégio Nossa Senhora Aparecida (1975). Escoteiro fundador do Grupo Escoteiro Pindorama, de Caçador (1960). Serviço Militar no Tiro de Guerra 05-172 de Caçador (1968). Capacitação e aperfeiçoamento em Educação a Distância no Ensino Superior em instituições do Brasil, dos EUA e da Espanha (2007).
Tem vasta experiência em história, jornalismo, museologia, arqueologia, antropologia e sociologia, projetos e pesquisas, e em administração escolar e universitária. Coordenou o Projeto Contestado para o Governo de Santa Catarina (1985-1987), foi Diretor de Planejamento da Fundação Catarinense de Cultura (1991-1992), Diretor da Indústria, Comércio e Turismo do Município de Caçador (1993-1996). Membro titular do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (1993-1996) e do Conselho Municipal de Cultura de Caçador (2005-2006). Empresário na indústria gráfica e no jornalismo durante 35 anos. Foi fundador da Associação Catarinense dos Jornais do Interior, da Associação Catarinense de Imprensa e da Casa do Jornalista de Santa Catarina (em 1969). Foi Vereador em Caçador. Editou jornais no Vale do Rio do Peixe de 1967 a 1995 em Caçador, Videira, Joaçaba, Concórdia, Curitibanos e em Porto União.
Idealizador, fundador e organizador do Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado, de Caçador (1974), da Fundação Empresarial e Tecnológica de Caçador - FETEC (1994) e da Fundação de Turismo do Vale do Contestado - Conttur (1995). Participante do movimento que introduziu a Educação Superior em Caçador em 1971, teve vínculo com a Universidade do Contestado desde sua constituição até 2010. Diretor Geral da FEARPE e Diretor Administrativo da Fundação UnC-Caçador por 13 anos. Docente nas áreas de História, Metodologia Científica e da Pesquisa, Antropologia, Sociologia e Geografia. Investiga a história dos Municípios, a História Regional e a Guerra do Contestado desde 1972. Publicou 35 livros e mais de cem outras obras, entre livretes, capítulos em livros, participações em coletâneas e artigos científicos. Desde 2011 trabalha no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinenses, de Lages (SC)
Integra o Rotary Club de Caçador desde 1973, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, a Academia Petropolitana de Letras, de Petrópolis (RJ) e a Academia Sorocabana de Letras, de Sorocaba (SP). Homenageado como Cidadão Honorário da Cidade de Fort Worth, Texas, EUA (1983). Em 1986 recebeu a comenda Medalha Anita Garibaldi do Governo do Estado de Santa Catarina. Em 2003, recebeu o Prêmio Destaque em História, da Academia Catarinense de Letras pelo conjunto de obras sobre o Contestado. Homenageado pelos descendentes do aviador Capitão Ricardo João Kirk (2005) pelo resgate da sua história. Agraciado pela União dos Escoteiros do Brasil/SC com a Medalha de Gratidão Bronze (2005), com a Medalha de Gratidão Prata (2010) e Diploma de Mérito (2008). Recebeu o título de Cidadão Honorário do Município de Fraiburgo (2005), e foi condecorado como O Desbravador pelo Município de Caçador (2007).
Livros publicados
1 História do Trem no Contestado
2 O Ciclo da Madeira no Contestado
3 Chão Contestado: Cenário de Violências
4 Os Índios no Espaço Livre do Contestado
5 A fragilidade das fronteiras nas terras contestadas
6 Gaviões do Governo no céu Contestado
7 Escotismo: Caminho para novas emoções
8 Primórdios da Universidade no Alto Vale do Rio do Peixe
9 O Contestado nos tempos primitivos
10 O Assalto ao Trem Pagador: Quando Pinheiro Preto entrou para a História do Brasil
11 Família Thomé – História, Memória e Lembranças
12 Breve História da Guerra do Contestado
13 Uma nova História para o Contestado
14 Pioneirismo da Imigração Alemã em Santa Catarina, na Região do Contestado
15 A Política no Contestado. Do Curral da Fazenda ao Pátio da Fábrica
16 Primeira História da Educação Escolar na Região do Contestado
17 Os Iluminados - Personagens Místicas e Messiânicas no Contestado
18 Consolidação da Educação Superior em Caçador - 1977-198
19 Afirmação da Educação Superior em Caçador - 1974-1976
20 Raízes da Educação Superior em Caçador - 1970-1973
21 São João Maria na História do Contestado
22 Ciclo da Madeira; História da Indústria da Madeira no Contestado
23 No Coração do Contestado - Geografia de Caçador
24 Colégio Aurora - Uma Visão Histórica
25 Rio Branco e o Contestado - Questão de Limites Brasil-Argentina
26 História da Imigração Italiana em Caçador. 75º Aniversário da Colonização Italiana no Município de Caçador – 1998
27 Sangue, Suor e Lágrimas no Chão Contestado
28 A Insurreição Xucra do Contestado
29 A Aviação Militar no Contestado - Réquiem para Kirk
30 Família Correia de Mello - Raízes Históricas de Caçador
31 Civilizações Primitivas do Contestado
32 Trem de Ferro - História da Ferrovia no Contestado
33 Isto é Caçador - Estudo Histórico-Geográfico do Município