Uma medida muito simples pode aumentar o campo de visão do motorista e ajudar a prevenir acidentes com veículos: mudar a posição dos espelhos retrovisores laterais do carro. A maior parte dos motoristas usa os espelhos retrovisores laterais na posição de 60º em relação ao carro, de forma a enxergar a lateral do próprio veículo. A posição correta seria de 90º em relação ao veículo.

A instrutora da Autoescola Caçador, Viviane Stefaniak afirmou que procura instruir a seus alunos as noções básicas, usando um exemplo bem simples de que como deve-se enxergar para frente, o mesmo deve acontecer para trás, através dos retrovisores.
Ela explicou que os retrovisores laterais devem ficar rente ao veículo para visualizar a via e também a calçada. Já o retrovisor frontal, deve ficar na posição onde tenha a maior visibilidade do vidro traseiro. Ela afirmou que com isso, irá diminuir os pontos cegos, os quais não podem ser vistos pelo motorista em nenhum dos espelhos.
O espelho retrovisor frontal, aquele que fica à frente do motorista, mostra apenas o tráfego que está atrás do veículo. Ele não possibilita que os veículos à direita e à esquerda do motorista, nem os que estão muito próximos do carro, sejam vistos.
O uso dos espelhos retrovisores laterais, mesmo na posição de 60º, aumenta o campo e o tempo de visibilidade dos automóveis que estão atrás e ao lado do motorista. Com os espelhos na posição de 90º, porém, os pontos cegos são reduzidos a pequenas quatro áreas, o motorista passa a ver a pista à esquerda e à direita e não a lateral do próprio veículo. Os outros automóveis também aparecem “antes” nos retrovisores quando estão nessa posição.
Segundo Viviane, o principal motivo para se colocar os espelhos na posição correta é evitar que o motorista tenha que se voltar para ver o que está atrás ou próximo das laterais do carro.

“Com o espelho na posição correta, o motorista não precisa olhar sobre os ombros, embora essa não seja uma má ideia. Mas ao olhar e voltar à posição normal, ele perde alguns segundos e não vê o que está à frente”, ressalta. Outro benefício com os espelhos na posição correta é que à noite as luzes dos faróis não refletirão neles. “O olho humano leva sete segundos para se recuperar de um ofuscamento. Um carro a 44 km/h anda 11 metros por segundo. Em sete segundos, andou quase um quarteirão, ofuscado”, afirma.
A instrutora salienta que de nada adiantará colocar os espelhos na posição correta se o banco do motorista não estiver no lugar certo. “O banco tem que estar reto, não pode ficar deitado”, explica.