É um estado transitório (segundos a minutos), no qual a pessoa perde a força muscular de uma parte do corpo ou até do corpo todo, sem ou com perda de consciência, neste caso se mantém como em um profundo sono. Esta perda transitória na força muscular está em geral ligada a fortes emoções (susto, riso, raiva, choro, etc).

Alguns recordam de sons ao seu redor ouvidos durante o evento cataplético. Matéria em revista brasileira de curiosidades em Maio de 2002 questionava se poderia haver enterro acidental de uma pessoa em um estado cataléptico, o que foi descartado completamente e se algum dia isto ocorreu, certamente foi em época remota.
Suas causas estão ligadas, mais comumente a causas psiquiátricas, traumas cranianos, epilepsia, doença cardíaca e mais comumente a um distúrbio de sono chamado Narcolepsia.
A Narcolepsia ocorre em 1 individuo em 600 até 1 em 10.000, inicia geralmente entre 15 e 30 anos de idade. Narcolepsia com Cataplexia ocorre em 1 indivíduo em 4000 pessoas. A Narcolepsia é caracterizada principalmente pelo excesso de sono durante o dia em uma pessoa saudável e que dorme normalmente à noite. Transtorno melhor estudado por especialistas da área, por meio de Polissonografia (estudo do sono do indivíduo, em local controlado).
Márcio Wallério Soares CRM/SC 07145
Neurologia RQE 3727
Acesse o site www.laboratoriodosonosamet.com.br e confira todas as informações.
Samet - Laboratório do Sono
Rua Anita Garibaldi, 238 - Centro
Caçador - SC
Tel.: (49) 3567-4506
samet@laboratoriodosonosamet.com.br
www.laboratoriodosonosamet.com.br