A Polícia Ambiental apreendeu dois tucanos do bico verde em uma propriedade rural de Caçador. A moradora foi quem acionou a polícia ao encontrar as aves e perceber que elas apenas caminhavam e não voavam.
A mulher ficou com medo que algum predador pudesse atacar os tucanos e por isso acionou a polícia ambiental. No local, os policiais constataram que os pássaros estavam com as asas cortadas.
“Essa espécie é bastante comum aqui na região. Acreditamos que alguém pegou os tucanos ainda filhotes no ninho e cortou as asas. E aí depois se arrependeram e soltaram, ou então eles fugiram”, disse o sargento Bortolini, da Polícia Ambiental de Caçador.
Os tucanos ficaram alguns dias sob os cuidados da moradora e depois foram recolhidos pela Polícia Ambiental. Eles serão levados para um centro especializado de tratamento e recuperação de animais silvestres, em Florianópolis.
“Se tiveram condições de voltar à natureza serão soltos após recuperação. Caso contrário eles ficam no centro de animais ou vão pra algum zoológico”.
Se alguém souber de algum animal silvestre que esteja preso ou sendo mau tratado a orientação da polícia ambiental é denunciar através do telefone 190.
Crime Ambiental
Art. 29 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais)
Quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza de espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a devida permissão, autorização ou licença da autoridade competente, ou em desacordo com o documento obtido, incorre em crime ambiental, cuja pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.