O saneamento básico é capaz de transformar a vida de milhares de pessoas. Ele exerce uma influência positiva notável em uma cidade, impactando a saúde pública, o meio ambiente e a economia local.
Dos itens que compõem o saneamento, Caçador dará início ao último passo a partir de setembro de 2025, atendendo de maneira universalizada essa área e garantindo que todos os moradores da área urbana da cidade tenham acesso ao tratamento e a distribuição da água com qualidade, a captação das águas pluviais, o destino correto dos resíduos sólidos e a captação e o tratamento do esgoto.
Na noite dessa segunda-feira (21), o Programa Saneamento Legal, uma parceria entre a Prefeitura de Caçador e a BRK, foi lançado para entidades empresariais e de mobilidade urbana. Na ocasião, os participantes puderam conhecer, no detalhe, como será a implantação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário em Caçador, bem como compreender o impacto positivo gerado a partir desse investimento.
“É um novo capítulo para a nossa cidade e irá nos orgulhar muito. O acesso à água tratada e a coleta e tratamento de esgoto reduz a incidência de doenças de transmissão hídrica. Também iremos evitar a poluição de rios e cursos d'água, protegendo ecossistemas aquáticos e a biodiversidade. Em consequência, iremos valorizar imóveis, impulsionar o desenvolvimento imobiliário e gerar empregos”, comemora o prefeito de Caçador, Alencar Mendes.
Mais de 90% da área urbana da cidade receberá os investimentos. As obras serão divididas em duas etapas, sendo que a primeira irá contemplar os bairros Martello, Alto Bonito, Berger e parte do Centro e possui previsão de ser concluída em dezembro de 2027.
“A BRK será a responsável por toda a execução dessa obra, que terá até nove frentes de trabalho simultaneamente. É importante destacar que nenhuma mobilização será realizada sem a comunidade ser previamente informada. Para isso, a concessionária terá equipes que irão orientar a população, porta a porta, esclarecendo como cada interferência irá ocorrer, tirando dúvidas e orientando sobre como circular nessas áreas. É uma prioridade nossa que a segurança da população seja garantida”, informa Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK.
Durante a palestra, foram apresentadas ilustrações de como as vias serão sinalizadas e como as informações sobre quais ruas serão interditadas serão antecipadamente divulgadas.
“As obras de esgotamento sanitário são complexas e serão executadas dentro dos critérios de engenharia exigidos. Em alguns casos, a intervenção poderá durar mais de 40 dias e é por isso que iremos investir tempo e recursos primando pela comunicação à população. É direito de todos, e dever da BRK, notificar a cada família, permitindo que todos se organizem a esse desafio”, comunica Pimentel.
Além do porta a porta, carro de som e reuniões comunitárias também serão realizadas. Aplicativos de navegação, como Waze e Goople Maps, que atualizam em tempo real a situação do trânsito, já estão em fase de testes pela BRK.
Programa é apresentado em Palavra Livre da Câmara
Para manter a transparência do projeto, Prefeitura de Caçador e BRK estarão nessa terça-feira (22), a partir das 18h15, na Câmara de Vereadores, em Palavra Livre.
“Nossa comunidade está convidada a participar pessoalmente desse encontro e entender como essa grande obra será realizada”, convida Alencar.
A sessão também será divulgada, ao vivo, no Canal da Câmara de Vereadores no Youtube (@camaramunicipaldecacador).