Voltou a luz! A energia elétrica foi reestabelecida em Caçador na noite desta terça-feira, 1, após 95 horas de apagão total no município.
Foram quase quatro dias de vida a luz de velas e ao som de geradores para uma população de 80 mil habitantes. Sem contar os moradores de Timbó Grande, Calmon e Matos Costa, municípios também em fim de linha da Celesc e que ficaram sem energia alguma nesse tempo.
A luz caiu na noite de sexta-feira, 28, às 23h31, com a queda de três torres de transmissão da Evoltz em Campos Novos, devido à ocorrência de um tornado com ventos superiores a 160 km/h.
A queda das torres afetou também Videira, Rio das Antas, Fraiburgo, Lebon Régis, Macieira, mas diferente de Caçador, nestas cidades a Celesc conseguiu remanejar a rede através de ligações provisórias de outras subestações com fornecimento parcial e em forma de rodízio.
No caso de Caçador, a Celesc disse não ter alternativas e a única solução foi esperar o reparo na linha danificada com a queda das torres em Campos Novos. Os trabalhos no local são por conta da Evoltz, empresa responsável pela linha de transmissão.
Nesta terça, a Prefeitura de Caçador decretou situação de emergência. A medida tem como objetivo agilizar ações de recuperação, principalmente para as atividades empresariais, seja no comércio, indústria e prestação de serviço, que tiveram perdas irreparáveis.
Autoridades cobram providências
Autoridades políticas se manifestaram cobrando da Celesc alternativas para que o município de Caçador não fique refém de situações como essa, sendo um final de linha em se tratando de energia elétrica.
O coro foi endossado pela Prefeitura, Câmara Municipal, Associação Empresarial, Fiesc, deputado Valdir Cobalchini e pela população de maneira geral.
Geradores
Nas 95 horas sem energia em Caçador, o hospital Maicé funcionou com geradores, assim como a UPA 24h com o armazenamento de vacinas.
A BRK também trabalhou com geradores para manter o abastecimento de água. A Prefeitura e Defesa Civil ajudaram com fornecimento de água para alguns bairros e localidades do interior.
Mercados e postos de combustível, assim como algumas empresas, também funcionaram com o uso de geradores.
Leia tudo sobre o apagão:
Fortes ventos derrubam 4 torres de transmissão e deixam a região sem energia
Sem previsão de retorno da energia elétrica em Caçador e região
Celesc emite nota sobre queda de torres de energia
Reparo na rede de energia deve demorar até terça-feira
“Não temos alternativa para Caçador neste momento”, diz gerente da Celesc
Energia elétrica em Caçador pode voltar nesta segunda-feira
"Sinceramente pelo que estamos vendo aqui o trabalho vai longe"
Caçador tem 72h de apagão total
Não há previsão do retorno da energia elétrica em Caçador
Evoltz diz que expectativa do restabelecimento é no meio da tarde de hoje (01)