A Polícia Ambiental de Caçador divulgou um relatório da Operação Mata Atlântica em Pé. O objetivo da ação foi fiscalizar crimes ambientais em prol da preservação do bioma Mata Atlântica.

Entre os dias 31 de agosto e 6 de outubro, os policiais fiscalizaram 12 alertas de desmatamento nos municípios de Calmon, Lebon Régis, Rio das Antas e Timbó Grande.
Dos 12 alertas, 10 resultaram em 11 autos de infrações. Foram embargados 72,9 hectares, e aplicado um total em valores de R$ 525 mil. As multas aplicadas estão em fase de recursos.
Imagens de satélite e drones

A operação iniciou com a identificação das áreas desmatadas, por meio de imagens de satélite do Atlas da Mata Atlântica, sistema da ONG SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre outras ferramentas.
Após identificar as áreas com suspeita, a operação trabalhou para identificar os proprietários, as eventuais licenças ambientais emitidas, o histórico de uso e de conservação da área. Somente após esta etapa, tem início a fase de campo, com a fiscalização das áreas relacionadas, que contou com uso de drones.