Imagens feitas com drone pelo coordenador regional de Defesa Civil em Caçador, Anderson Carlos Veríssimo, mostram os estragos causados pela chuva de granizo que ocorreu no fim de tarde de domingo, 27, em Caçador. O temporal durou apenas 10 minutos, mas afetou pelo menos 60 residências no município.


Na noite de domingo e na manhã de segunda-feira a Defesa Civil Municipal distribuiu lonas para cerca de 60 moradores. Os bairros mais afetados foram Martello, Bom Sucesso 2, Ulisses Guimarães, Usina do Tedesco, Jardim Dileta e Vereda dos Trevos. Os ventos no município chegaram a 115 km/h.
Já o levantamento no interior será realizado a partir de terça-feira. Já é certo que houve prejuízos ao homem do campo.
“Os estragos no interior foram maiores. A nuvem entrou pela divisa com Calmon e temos informações de casas 100% destelhadas. Entre Caçador e o distrito de Taquara Verde também teve ocorrência de granizo mais forte, com prejuízos em plantações de pimentão, tomate e na fruticultura”, comentou o coordenador municipal de Defesa Civil, Sérgio Elói Bisotto.

Granizo registrado no Sítio Pinhalzinho
Bisotto afirma que os danos foram maiores no interior porque o sistema antigranizo não teve o convênio renovado pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

“Já na cidade e bairros, onde funcionam os 24 geradores mantidos pela Prefeitura, o estrago foi de certa forma amenizado pelo sistema, caso contrário a situação seria mais grave”, conclui.