Há mais de quatro décadas, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) tem tido relevante papel na sociedade caçadorense. Além das aulas comuns, a Apae oferece serviços de reabilitação especializados em deficiência intelectual e autismo através do Centro de Atendimento. São 220 alunos matriculados.

Equipe de profissionais do Centro de Atendimento
Auria Regina Ribeiro Vieira, coordenadora do Centro, explica que as ações visam minimizar as limitações e desenvolver nos alunos habilidades físicas, intelectuais e comunicativas. Também objetiva ampliar o potencial do aluno, proporcionando sua inclusão no meio social.

Apae conta com psicina especial para hidroterapia
“O paciente é matriculado na Apae após encaminhamento médico e comprovada necessidade. Depois, ele tem direito à Unimed e a todos os atendimentos que forem necessários. Somos credenciados via SUS desde 2010, portanto, tudo é oferecido gratuitamente e poucas pessoas sabem disso”, ressalta Auria.

Um dos tratamentos é o "Pediasuit"
Um exemplo da relevância dessas especialidades é o “Pediasuit”, um macacão que proporciona ajustes biomecânicos ao paciente. O atendimento é oferecido gratuitamente via SUS aos alunos matriculados na Apae de Caçador, porém, se a família tivesse que pagar, o custo deste tratamento seria de até R$ 15 mil por mês, via particular.

Todo serviço realizado no Centro é gratuito
O Centro de Atendimento funciona durante todo o ano, sem interrupções. Também conta com uma equipe de fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogas, fonoaudióloga, assistente social e médico. Os profissionais têm à disposição equipamentos, instalações físicas e recursos para prestar o melhor atendimento aos pacientes.
Conheça alguns serviços prestados
Hidroterapia
Fisioterapeutas: Ana Elisa Schneider; Gabriela Nunes Velho; e Micheline Perret Bertoli.
O tratamento é conduzido em piscina aquecida junto ao paciente, através de exercícios aquáticos, que auxiliam na reabilitação, buscando gradativamente o progresso dos movimentos. Em média, são atendidos 60 alunos de 2 a 3 vezes por semana. As sessões são realizadas individualmente.
Traz muitos benefícios, proporciona estímulos para realização das atividades de vida diária e uma sensação de bem-estar físico e emocional. Além disso, estimula o equilíbrio e a coordenação, endireita a postura e aumento o condicionamento cardiovascular.
Pediasuit
Fisioterapeuta: Maralisa Kelli de Limas e Ana Elisa Schneider.
O “Pediasuit” é um tratamento intensivo, com duração de quatro semanas de quatro horas diárias, e conta com exercícios associados ao uso de um macacão terapêutico-ortopédico que irá promover ajustes biomecânicos no paciente. É usado no tratamento de sequelas neurológicas e motoras.
Esse macacão terapêutico tem ajudado os pacientes no aprendizado do sistema nervoso central, permitindo que o paciente supere complexos padrões de movimentos patológicos e que execute e repita padrões de movimento até então desconhecidos. Os resultados podem ser vistos precocemente.
Fisioterapia
Fisioterapeutas: Ana Elisa Schneider; Jucelle Mary Perret; Maralisa Kelli de Limas e Micheline K. Perret Bertoli.
Atendimentos: contribuem para a prevenção, cura e recuperação da saúde. São atendidos, em média, 60 alunos por semana.
Tratamentos: técnicas de mobilização articular global, passiva e ativo assistida. Alongamento muscular passivo e ativo; Fortalecimento muscular; Exercícios aeróbicos; Treino de marcha e equilíbrio; Fisioterapia respiratória; Orientações para os pais, professores e funcionários; Reeducação Postural; Propriocepção.
Serviço Social e Saúde
Assistente social: Auria Regina Ribeiro Vieira
Atendimentos: reuniões, visitas domiciliares, abordagens individuais, técnicas grupais, equipe técnica. Avaliação social, estudo social. Desenvolver ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social, sempre ressaltando o caráter preventivo do serviço.
Psicologia
Psicólogas: Ana Paula Padilha; e Joelise Consoni.
Destina-se a atender pessoas com deficiência intelectual, independentemente da idade, em sessões individuais, em grupos, assim como orientar familiares.
O objetivo é contribuir com o crescimento pessoal, adaptação social e o bem-estar da pessoa com deficiência, desenvolvendo seus aspectos emocionais, socioafetivos e intelectuais para uma integração com a sociedade.
Terapia Ocupacional
Terapeuta Ocupacional: Daffini Henrique Oliveira.
Melhora a qualidade de vida, o desempenho funcional nas atividades cotidianas, incentiva a estimulação precoce, prescreve e adequa cadeiras de rodas. Atende individualmente e em grupos, repassa orientações aos pais e professores, busca uma adaptação do ambiente domiciliar com a escola.
Fonoaudiologia
Fonoaudióloga: Melissa Costa Amorim Sorgatto.
Atua através de avaliação, orientação para pais, familiares e professores. Avalia os pacientes diagnosticando as alterações da comunicação e colabora com o processo de aprendizagem. Com isso, oferece uma melhor qualidade de vida para que as crianças, jovens, adultos e idosos tenham condições de se comunicar (da forma que conseguirem) e sair do isolamento social.