Macieira completou na quinta-feira, 30 de março, 25 anos de emancipação político administrativa. A data foi marcada por um desfile, envolvendo alunos e grupos que fazem parte do dia-a-dia da cidade, como por exemplo a Terceira Idade, Polícia Militar, entre outros.


Fotos Rádio Tropical / Treze Tílias
O prefeito Zelir Citadin (PSDB) destacou que Macieira está evoluindo nos últimos anos, com melhorias na infraestrutura, no parque de máquinas e também na área da saúde. O município tem cerca de 2 mil habitantes.

Ele destacou que isso é resultado do comprometimento de todos os ex-prefeitos e também do povo de Macieira que é trabalhador e pensa no desenvolvimento do município.
O prefeito pontua que quando da emancipação, em 1992, Macieira passava por um período onde muitas pessoas estavam abandonando especialmente a agricultura.

Hoje, analisa ele, acontece um movimento contrário, com muitas pessoas voltando para o município, investindo em atividades como a agricultura e a suinocultura.
Comemorações simples
Conforme a secretaria de administração, Silvana Maffioleti, o desfile foi promovido pela secretaria de educação e tem por objetivo mostrar o trabalho desenvolvido pela prefeitura e também pelas entidades do município.












Silvana explica que a administração optou por fazer apenas esta homenagem tendo em vista que trata-se de início de gestão e também levando em consideração a situação financeira.
No sábado também acontece o tradicional baile promovido pelo CTG e também um trilhão.
História
Os antecedentes históricos de Macieira têm como marco, a chegada de jagunços, por volta de 1900, únicos habitantes do lugar, que lidavam com plantação de milho, feijão e trigo.
Mais tarde, em torno de 1935, vieram famílias de imigrantes italianos e alemães como: Raimundo Mendes, José Colombo, José Augusto Royer, Francisco Schuh, vindos do Rio Grande do Sul e posteriormente de Urussanga e Lages.
A origem do nome Macieira se deve ao fato de os primeiros colonizadores, construírem suas casas perto de três enormes macieiras. As casas eram construídas em estilo exótico, parecido com paióis, por esse motivo, o povoado era conhecido por Paiol de Macieira.
Em 1952, Macieira tornou–se distrito de Caçador, localizando-se a uma distância de 48 km da sede, o que dificultava a manutenção do distrito.
Com o crescimento da comunidade, em 1972 iniciou o movimento popular para formar um novo município e, seguir seu próprio caminho.
De 1972 a 1992, foram organizadas comissões, compostas por pessoas da comunidade, com o propósito de emancipar o distrito.
E no dia 30 de março de 1992, foi criado o município de Macieira, desmembrado de Caçador.
Geografia e Economia
O município de macieira está localizado no Meio-Oeste de Santa catarina. Limita-se ao Norte com Caçador, ao Sul com Arroio Trinta e Salto Veloso, ao Leste com Caçador e o Oeste com Água Doce.
Macieira tem na agricultura o principal pilar de sua economia. O destaque é a produção de milho, com safra anual de 4.500 toneladas. Em segundo lugar vem o tomate, com produção de 5.000 toneladas/ano, e o pimentão, com 2.300 toneladas/ano.
Os habitantes também se dedicam à criação de suínos, aves e gado leiteiro, com produção de 1.000.000 de litros de leite anuais.