A Defesa Civil de Caçador interditou nesta segunda-feira, 23, parte da rua Itapiranga, no bairro dos Municípios. No local há uma rachadura no solo que aumentou devido as chuvas deste final de semana. Segundo o chefe da Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloi Bisotto, a rua ficará fechada por dez dias (sem passagem de veículos), para que o local seja monitorado.

Bisotto lembra que as rachaduras na rua Itapiranga foi verificadas pela primeira vez em 1983. De lá pra cá, sempre que cai uma grande quantidade de chuva, o solo cede. Em 2010 uma empresa foi contratada pela Prefeitura para fazer um estudo geológico da área.

Os especialistas atestaram que a probabilidade de deslizamento é remota, porém, as novas construções devem ser feitas com bate estaca para fixar a base da obra diretamente nas rochas.
“É uma situação complicada, pois sabemos do problema de rachadura nas residências dessa rua. Mas no momento não acredito que as casas corram riscos. Caso a rachadura aumente aí teremos que vistoriar uma a uma”, explicou o representante da Defesa Civil.
Casas têm paredes rachadas
Algumas casas na rua Itapiranga apresentaram rachaduras nas paredes depois que a fissura no solo aumentou novamente. Um dos casos mais problemáticos é na moradia do chapeador Gilvane Xavier de Freitas, 25 anos.

Na residência dele uma parede precisará ser derrubada, pois a estrutura está comprometida. Freitas mora na casa há cinco anos e é a segunda vez que passa pelo mesmo problema, porém, num primeiro momento os danos não foram tão significativos.

“Notamos que a rachadura se formou na noite de domingo e começamos a nos preocupar achando que continuaria aumentando. Por sorte foi só na parede da garagem e no piso, mas a calçada teve um afastamento da parede da casa”, disse o morador.