Em dias e noites frias, principalmente em regiões de inverno rigoroso, as pessoas costumam usar métodos para aquecer as casas, como fogões, lareiras e aquecedores. Entretanto, a comodidade que estes aparelhos oferecem podem trazer problemas se não forem tomados os devidos cuidados, já que podem causar incêndios.
O subcomandante dos Bombeiros Voluntários, Rafael Scopel, dá dicas que podem minimizar estas ameaças:
-Não permita cortinas compridas próximo a fogão e aquecedores portáteis assim como evitar tapetes.
-Evite vazamentos de gás de cozinha, e verifique-os usando espuma de sabão e nunca fogo. Mangueiras e válvulas devem ser trocados a cada 5 anos.
- Ao acender lareira, churrasqueira ou fogão à lenha, não use produtos inflamáveis como álcool, solventes e outros.
-Não utilize, principalmente em camas de crianças lençol térmico sem isolamento dos fios e regulador de temperatura.
- Não durma com lençol térmico ligado.
-Se possível, colocar o botijão de gás para fora da residência obedecendo as orientações do fabricante para sua instalação.
- Lembre-se de fechar o registro do gás quando for dormir ou quando não estiver usando.
-Ao chegar em casa e sentir o cheiro de gás, nunca acender a luz, pois pode ocasionar uma explosão, abra as janelas e portas e deixe ventilar.
- Nos fogões à lenha, faça limpeza do cano.
- Se o chão for de madeira, o ideal é colocar uma chapa de alumínio que cubra pelo menos 50 centímetros ao redor do fogão. Com a chegada do inverno, o uso de fogão a lenha, lereiras e aquecedores são tradicionais e os riscos de incêndio também.
De acordo com o subcomandante, no ano de 2013, de maio até setembro, que são os meses mais frios, foram atendidas 19 ocorrências de incêndio e princípio de incêndio. Já nos primeiros meses de 2013, já foram atendidos 19 chamados.