Os 78 anos do Município serão lembrados junto ao centenário do Contestado comemorado nesse ano em Caçador. Através de uma programação especial, será feito resgate histórico daqueles que colaboraram com o desenvolvimento local. Além do monge João Maria, personagem ícone do conflito armado; o pioneiro de Caçador, Francisco Correa de Mello terá destaque um monumento em sua homenagem.

Os projetos foram discutidos pelo prefeito Imar Rocha nessa segunda-feira, 9, que percorreu alguns locais sugeridos às construções. O artista plástico, Elói Todeschini; Celso Thomé, secretário de Administração e Fazenda; Neri Vezaro; e o presidente do loteamento, Evori Varoso, acompanharam as visitas.
“Pretendemos elaborar uma homenagem ao fundador do Município; Francisco Correa de Mello e acredito que o local com mais condições é em frente ao Parque Central José Rossi Adami. Será um resgate de nossa história”, informa Imar Rocha. Em breve o projeto será apresentado projeto à comunidade.
Centenário
O Loteamento Monge João Maria, também foi visitado pelo prefeito Imar Rocha, que pretende adequar à fonte de água daquela comunidade e homenagear o personagem do período. O reconhecimento de João Maria, retratado em um monumento, fará parte da comemoração dos 100 Anos do Contestado.
“Estivemos no loteamento onde já existe uma fonte de água com árvores preservadas, frequentado pela população. E para manter a tradição da fonte do monge João Maria, pretendemos adequar o local à comunidade, deixar o local bonito para que as pessoas possam ter acesso à visitação”, declara Imar Rocha.
Lançamento
Para comemorar o centenário desse conflito que promoveu o desenvolvimento local e da região será realizado um programa cultural durante todo o ano. O lançamento oficial dos 100 Anos do Contestado será sexta-feira (13), às 20h, no salão nobre da Casa da Cultura.
As atividades serão iniciadas com o historiador Romário Borelli, que vai apresentar novos aspectos desse combate que marca o desenvolvimento regional. A iniciativa é da Prefeitura de Caçador através da Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Fundação Municipal de Cultura (FMC).