Elas são práticas, baratas e ótimas aliadas na perda de peso. As farinhas de frutas, legumes e cereais se tornaram comuns nas dietas por proporcionarem diversos benefícios à saúde e ainda por servirem como uma ajuda e tanto para quem quer eliminar os quilos extras.

O Celeiro em Caçador
Rua Carlos Sperança, 218
(49) -3567-5838
e-mail: cacador@oceleiro.com.br
Algumas oferecem vitaminas, minerais, ômega-3 e até substâncias que diminuem a tendência do organismo em acumular gordura, mas são as fibras as principais responsáveis pela colaboração das farinhas no emagrecimento.
Além de aumentarem a absorção dos nutrientes, elas dão a sensação de saciedade e atrasam o esvaziamento gástrico. Isso significa que você se sente satisfeita com menos comida e demora a ter fome novamente.
O resultado só aparece se você consumir esse tipo de farinha todo dia, polvilhada na comida pronta, na salada, no suco, no iogurte. Mas para isso, precisam ser combinadas com uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.
Outra dica para potencializar o efeito emagrecedor das farinhas é ingerir bastante água durante o dia, isso facilita a ação das fibras no organismo.
São várias as opções de farinhas que podem ser usadas por quem quer perder peso. Para ajudar na escolha, fizemos uma seleção com 6 farinhas para emagrecer. Saiba mais sobre as propriedades de cada alimento e como a versão em farinha de cada um deles pode ajudar na dieta:
1- Farinha de linhaça: possui nutrientes, como ômega-3 e ômega-6, que previnem doenças cardiovasculares, melhoram a circulação sanguínea e ajudam a diminuir a retenção de líquidos. A semente também é rica em fibras, que regulam o intestino e controlam o diabetes, tem vitaminas A, E, B1, B6, B12, além de potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio, que são minerais importantes para o nosso organismo. Contém ainda um composto chamado lignana, que ajuda no equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da TPM, menopausa e atua na prevenção do câncer de mama.
2 – Farinha de quinoa: é riquíssimo em proteína, minerais e vitaminas B1, B2, B3, D e E, que auxiliam em diversas funções do nosso metabolismo. Possui grande quantidade de fibras que colaboram com o intestino, ajudam a controlar dos níveis de colesterol e glicemia no sangue.
A quinoa possui diversos aminoácidos, entre eles a lisina, uma substância que ajuda a fortalecer a imunidade e está relacionada ao desenvolvimento da inteligência e funções da memória e aprendizado. Além disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória.
3 – Farinha de feijão branco: o feijão branco é rico em Faseolamina A, uma proteína com propriedades que inibem a digestão dos carboidratos e que diminuem a absorção de açúcares pelo nosso organismo, sendo assim uma grande aliada no emagrecimento.
O feijão branco também pode ajudar a prevenir o diabetes e colabora para o bom funcionamento do intestino, pois possui grande quantidade de fibras. Não se deve exagerar no consumo da farinha de feijão branco, – uma colher de chá por dia é suficiente – já que podem ocorrer efeitos colaterais como diarreia e flatulência.
4 – Farinha de berinjela: a berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que colaboram para melhorar visão e as defesas do corpo. Além disso, é um legume rico em água, que apresenta pouca gordura. Na casca da berinjela estão substâncias que ajudam a prevenir o câncer. A farinha de berinjela tem até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, por isso ajuda a tirar a fome. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha de berinjela todos os dias ajudam a secar a barriga.
5 – Farinha de banana verde: os benefícios da banana podem ser melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Durante o processo de maturação, a fruta é rica de um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se comporta como se fosse uma fibra solúvel no organismo, inclusive produzindo substâncias que são benéficas.
6 – Farinha de maracujá: a parte branca da casca do maracujá é rica em pectina, que impede a absorção da gordura presente nos alimentos. Na forma de farinha, cerca de 20% dessa fibra solúvel continua presente e, quando no estômago, se transforma em um gel que diminui a fome.
O Celeiro em Caçador
Rua Carlos Sperança, 218
(49) -3567-5838
e-mail: cacador@oceleiro.com.br