Sessão solene de homenagem da medalha do mérito "Desbravador Caçadorense" 20121. Câmara Municipal de Vereadores.

.jpg)
João Alberto Antunes
João Alberto Antunes nasceu em 28 de agosto de 1967, em Curitibanos. Filho de Ozema AparecidA Antunes, é casado com Ana Regina Ferreira e pai de quatro filhos: Patricia, Mozzara, Mayara e João Victor.
Com a vinda para Caçador no ano de 1.994, sentiu a necessidade de desenvolver um trabalho menos danoso ao meio ambiente e conseguiu instalar a primeira lavoura de tomate com irrigação por gotejamento.
Aprimorando ainda mais a técnica, começou-se a se fazer a adubação via fertirrigação. Assim a produção do volume da época que era de 250 caixas de tomate por mil pés plantados passou para 400 caixas nos dias de hoje.
Hoje várias empresas que distribuem insumos agrícolas, vendem itens desta tecnologia, mas é a sua empresa: a Irrigabrás Sistemas de Irrigação, que projeta e dá acompanhamento técnico nas grandes lavouras do nosso município e região, inovando e trazendo soluções e tecnologia para a agricultura do Sul do Brasil.
E é assim, que este cidadão contribuiu para a implantação de novos métodos que auxiliaram no desenvolvimento da agricultura em nossa cidade e região, principalmente na cultura do tomate, o principal produto agrícola produzido em nosso Município.
.jpg)
Sidney Roberto Marins
Nascido em 16 de dezembro do ano de 1949, na cidade de Caçador, Sidney Roberto Marins, é filho de Moacyr Marins e Dila Deboni Marins.
Ingressou no curso de medicina na Universidade Federal do Paraná, onde se formou em 1974.
Trabalhou em 1975 no Exército\brasileiro como Aspirante Oficial, na 5ª Enfermaria do Hospital geral do Exército em Curitiba.
Neste mesmo ano de 1975, ingressou e realizou o IV curso Médico do trabalho, da Universidade Federal do Paraná.
Em 1976 e 1977, cursou a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, no Hospital de Clinicas da Universidade do Paraná.
Em 1978, mais especificamente em março, retornou a Caçador iniciando suas atividades médicas neste município.
Além dessas formações, Sidney realizou inúmeras outras que o tornaram um profissional respeitado por toda a comunidade caçadorense. Toda a dedicação nestes 34 anos de trabalho resultaram mais de 20 mil partos de sua responsabilidade.
.jpg)
Alcebíades Carlim do Prado
Alcebíades Carlim do Prado nasceu de 30 de junho de 1906 em Curitibanos. Filho de Antonio Veiga Filho e Mariana Carlim dos Santos, o nosso desbravador trabalhou por muitos anos na agricultura atuou por longos anos no transporte coletivo, transportando pessoas de Caçador a Lages, e foi um dos primeiros a atuar como taxista em Caçador e atuou por longos anos no transporte coletivo, transportando pessoas de Caçador a Lages.
Pai de três filhos, Alcebíades mantém viva em sua memória as marcas deixadas pela Guerra do Contestado.
.jpg)
Armando Brancher
Armando Brancher nasceu em 20 de fevereiro de 1948, em Rio das Antas. Filho de João Brancher Filho e Armelinda Bertotti é casado com Dirce Faita Brancher e pai de quatro filhos: João Armando, Janine, Fábio André e Thiana Lays, e possui um neto: Roger.
Possui formação em nível médio – magistério, e é formado em Pedagogia com habilitação em orientação educacional.
Armando possui 45 anos de serviço público estadual. Durante sua trajetória profissional, foi professor, orientador educacional, auxiliar de direção, secretário e diretor de escola, assessor e diretor em exercício da 14ª UCRE, e atualmente é supervisor de gestão de pessoas na GERED – Gerência Regional de Educação – na SDR de Caçador.
Dedica-se em prol da comunidade do Km 1 a mais de 20 anos e também à prática esportiva e uma boa pescaria.
.jpg)
Adilson José Panatta
Adilson José Panatta nasceu em 10 de outubro de 1967 em Arroio Trinta, Santa Catarina. Filho de Zelindo Panatta e Olinda Casagrande Gomes Panatta é ator e moveleiro.
Pai de Aline Francieli Panatta estudou veio para Caçador em 1984, quando ingressou no Seminário Diocesano, onde se formou no Magistério e ingressou em pedagogia.
Em 1987 e começou a lecionar na rede estadual de educação, onde permaneceu por cinco anos, sendo 2 anos e meio junto a APAE de Caçador.
Em 1990, junto a antiga FEARPE, foi um dos fundadores do Grupo de Teatro Temporá, registrado em 1992.
Também foi sócio fundador da Rádio Comunitária de Caçador, do Esporte Clube Cruzeiro do Contestado, da Companhia de Teatro Vento Negro, Fundação Cultural de Caçador.
No ano de 2004, idealizou junto ao Temporá o espetáculo Paixão de Cristo, com grande sucesso, que o levou à criação de outro grande evento em 2005, o “Contestado – Fúria Cabocla”.
Foi presidente do Temporá por vários anos, e atuando como ator, diretor ou na coordenação, desenvolvendo junto ao grupo vários projetos e eventos.
.jpg)
Shirley Almeida Cavalheiro
Shirley Almeida Cavalheiro nasceu em 10 de janeiro de 1950, na cidade de Rio das Antas, Distrito de Ipoméia. Mudou-se para Caçador em dezembro de 1976, casando-se com Odair Nunes Cavalheiro, com o qual teve três filhos: Carla Almeida Cavalheiro Dallazen, Daiane Almeida Cavalheiro e Patrick Almeida Cavalheiro.Sua profissão foi marcada pela forte atuação na educação e cultura, iniciando como professora escolar, passando posteriormente a exercer a profissão de secretária escolar, diretora administrativa e secretária municipal de Educação.
Participa como Conselheira Municipal de Cultura e é Conselheira do IPASC e Preside a AMIMU desde o ano de 2007.
Sua atuação na área de educação se funde com a cultura através dos projetos educacionais da AMIMU, com de bolsas de estudos para crianças e jovens em instrumentos musicais e canto coral.
Suas lutas e ideais de qualidade de vida aos cidadãos caçadorenses através da educação e cultura marcaram sua trajetória, entusiasmando todos os que a rodeiam.
.jpg)
Autoescola Líder e Pioneira
A Autoescola Líder Pioneira LP foi fundada na década de 60 por José Manoel Barbosa e Orídio Mendes Domingos, na cidade de Tubarão. Foi a primeira autoescola na cidade de Caçador. Na época em que foi fundada existiam algumas outras filiais pelo estado, mas depois que a sociedade foi desfeita, José Manoel Barbosa ficou com as do Meio-Oeste.
Na década de 70 expandiu suas atividades, atendendo as cidades de Caçador, Videira Fraiburgo e região. No início contava com instalações físicas somente na cidade de Caçador, hoje, as três cidades contam com instalações físicas atendendo não somente as cidades onde estão situadas, mas também toda a sua região de abrangência.
Consolidou-se como uma empresa com administração familiar, e seus sócios são os filhos do Sr. José Manoel Barbosa: Rodnei, Rodrigo, Ricardo e Cibeli.
Desde que foi fundada está situada no mesmo endereço, na Avenida Barão do Rio Branco, num prédio alugado.
Com o passar do tempo, um terreno foi adquirido para que fosse construído um prédio próprio, mas observaram que o local onde estava era conhecido como o “prédio da autoescola”, e que não deveriam sair dali, e assim ali permanecem até hoje, com as salas alugadas.
No i nício das atividades existiam somente 3 ou 4 instrutores, e os carros que eram utilizados para as aulas eram fuscas. Com o passar do tempo, foram adquirindo Chevetes, mas os que mais os alunos queriam para fazer as aulas eram os fuscas.
Hoje a equipe é formada por 8 instrutores, 1 diretor geral, 1 diretor de ensino, com uma frota de 12 veículos, entre carreta, motos e carros, e uma média de 230 clientes ao mês entre renovações e alunos .
.jpg)
Avelino Zucco
Avelino Zucco nasceu em 25 de outubro de 1957 em Medianeira (PR). Filho de Ytelvina Guzzi Zucco e Alexandre Zucco Filho é casado com Merinêz Fáveo e possui três filhos: Maicon Aurélio, Jhonatan e Katheellyn.
Veio morar em Caçador em 1985. Ano este em que construiu o seu primeiro empreendimento: o Motel Status, sendo pioneiro na região.
Em 1995 construiu uma loja de pneus, acessórios e serviços. Expandiu seus negócios com outras três lojas do mesmo ramo.
Avelino, por escolha pessoal, adotou Caçador como sua cidade. O motivo foi gostar daqui, acreditar no potencial da mesma e no empreendedorismo para pôr em prática os seus objetivos. Trabalhado e colaborando com o crescimento da cidade.
.jpg)
Alceu zardo
Alceu Zardo nasceu em 4 de março de 1945 em Caçador. Filho de Antonio Fernando Zardo e Matilde Zanata Zardo é casado com Maria Carmen Gioppo Zardo e pai de Alexandre, Silvia e Silvana, e avô de Larissa.
Estudou na Escola Básica Paulo Schieffler – Ginásio Aurora e Escola Técnica de Comércio Catarinense.
Em 1980, fez curso e inscreveu-se no CRECI- Conselho Regional de Corretores de Imóveis), como corretor de imóveis.
Foi sócio da Imobiliária Zardo Ltda. Até fevereiro de 2006; e em março do mesmo ano, fundou a empresa Imóveis Zardo Ltda.
O nosso homenageado também foi sócio-fundador do Lions Clube Cidade Industrial;
Membro da Associação Cultural e Beneficente 21 de abril;
Membro do Conselho Consultivo da Fundação Uniarp;
Delegado do Creci para Caçador e Região;
Conselheiro-adjunto do CRECI – XI Região – Estado de Santa Catarina;
E diretor de Patrimônio da Câmara de Dirigentes Lojista de Caçador.
.jpg)
Paulo Renato Maester
Caçadorense, Renato Maester nasceu em 31 de janeiro de 1948. Filho de Ibrahim Maester e Cecília Abdalla Maester, casou-se com Beatriz Kirschner Maester em 16 de dezembro de 1972 e deste casamento nasceu os seus dois filhos: Soraya e Ricardo.
Em 1970 mudou-se para Curitiba, retornando a Caçador em 1977, já atuando no ramo gráfico, e quando adquiriu a Gráfica Oeste. Na época havia somente duas gráficas em Caçador e a demanda de serviço era grande.
Com o passar dos anos construiu uma sede na Avenida Barão do Rio Branco, onde permaneceu até 2010, para mudar-se para uma nova sede, desta vez na Rua Adelmir Pressanto, próximo ao auditório da Uniarp.
Há 16 anos, seu filho, Ricardo, participa ativamente do dia-a-dia da empresa, integrando o seu quadro de colaboradores.
.jpg)
Ademar Moriggi
Músico, Ademar Luiz Moriggi nasceu no dia 15 de fevereiro de 1955 em Caçador. Filho de Aristides Morigi e Eunélia Riolon Moriggi é casado com Nair Bellaver Moriggi e pai de Solenir Antonio Moriggi.
Começou na agricultura com 10 anos de idade, na Linha Laranjeiras onde saiu com 38 anos para morar no Distrito de Taquara Verde, ingressando no ramo empresarial com uma fábrica de erva mate.
Em 1997, abriu um supermercado naquela e em 1998 passou as atuar como motorista na área de transporte, viajando por muitos lugares.
Ele tinha uma paixão que o fazia sonhar alto. Em 1997 montou um grupo musical, mas, infelizmente, em 2003, precisou se desfazer do ônibus da banda e todos os instrumentos por motivo de doença.
Anos mais tarde, em 2008, foi classificado no festival FEMIC gravou seu 1ºCD como cantor, compositor e acordeonista, retomando a carreira.
Em seguida lançou o 2º e o 3ºCD. Ao longo de sua carreira são 39 gravações das quais 38 são composições próprias.
.jpg)
Willy Tealmo Morgenstern
Willy Tealmo Morgenstern nasceu em Caçador em 1966, ano em que sua família chegou à cidade. Seu pai veio trabalhar como freteiro para a Madeiras Poleto e Tupy e sua mãe como costureira.
É casado com Natalina Antunes da Cruz Morgenstern e pai de William e Michel, este em memorian.
Estudou no Colégio Estadual Paulo Schieffler da 1ª a 8ª série. Começou a trabalhar aos 14 anos em um atelier de calçados.
Em 1988 ingressou no ramo de clicheria e gráfica, onde atua até os dias de hoje.
Atualmente é microempresário deste seguimento com a Clicheria Wilflex Ltda. Também é pastor de uma das 11 igrejas do Evangelho Quadrangular na cidade e atualmente, pastoreia no Bairro Bello.
É casado com Natalina Antunes da Cruz Morgenstern e pai de William e Michel, este em memorian.
.jpg)
Valdir Antônio Gattermann
Valdir Antônio Gattermann nasceu em 14 de novembro de 1939, em Rio das Antas. Filho de Adiles Gattermann, passou sua infância ao lado de sua mãe e seus avós.
Aos 14 anos iniciou sua carreira profissional na Fábrica Carleto e Deitos onde fabricavam Móveis, aberturas e barris.
No ano de 1962 casou-se com Frida Hitz. Também nesta data mudou-se para Caçador , trazendo também sua mãe e sua avó. Desta união tiveram três filhas, Claudete, Luciane e Viviane, dois genros, 3 netos e um bisneto.
A Mecânica sempre foi uma de suas maiores paixões. Neste mesmo ano ingressou na Empresa Auto Pedrassani, onde trabalhava diretamente com veículos da linha FORD. Assim ajudava a desbravar o comércio dessa linha em nossa cidade.
Junto com a sua profissão, também trazia em seu coração o sonho de desempenhar um trabalho voluntário e em 1978 ingressou no Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador.
No ano de 1979 ingressou na Empresa Tratorama Caçadorense LTDA, e posteriormente, passou a trabalhar na Empresa ADAMI S/A Madeiras, onde trabalhou durante 27 anos. Atualmente trabalha na Empresa ARPAPI Indústrias Mecânicas LTDA.
Valdir é homem valente e realizado pelas suas ações, que são aplicadas para o bem comum da nossa comunidade.
.jpg)
Victório Cachoeira
Victório Cachoeira nasceu em 14 de janeiro de 1927, na cidade de Gaurama – Rio Grande do Sul. É filho de Leandro Cachoeira e da senhora Gioconda Cachoeira.
Casado com Glória Tesser cachoeira, é pai de dez filhos, tendo 25 netos e 13 treze bisnetos.
Chegou em Caçador em 1952 e instalou-se no Bairro Vila Paraiso, mais precisamente no Santelmo, onde inicio suas atividades como Barbeiro, profissão esta que exerce até o dia de hoje.
Victório Cachoeira atua nesta profissão há 60 anos e é um dos desbravadores caçadorense.
.jpg)
Alfieri Nicolau Freiberger
Alfieri Nicolau Freiberger nasceu em 06 de dezembro de 1944. Filho de Willibaldo Freiberger e Ida Piccoli Freiberger, casou-se com Maria Raquel Brasil Freiberger em 07 de julho de 1973. É pai de Leandro e Luciano.
É formado no curso Técnico de contabilidade na Escola Técnica de Comercio Catarinense de Caçador e no curso técnico em Segurança do Trabalho, pelo SENAI de Brusque. Formou-se ainda em administração de empresa pela Uniarp.
Durante a sua carreira atou em diversas empresas e na área de educação como professor. Atualmente é colaborador na empresa Frame Madeiras Especiais Ltda.
De 1960 até inicio dos anos 70 participou em atividades esportivas ligadas ao Esporte Clube Juventude, a Liga Caçadorense de Desportos e a Prefeitura Municipal junto a CME. Participou nos JASC entre 1969 e 1971 como atleta e secretário.
Em 1971 participou na fundação dos Bombeiros Voluntários sendo seu 1º presidente e ocupando outros cargos ao longo dos anos. A partir de 2008 passou a atuar junto a Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina ocupando hoje o cargo de vice- presidente da regional da região Meio-Oeste.
.jpg)
José Pessoa
José Pessoa nasceu em 19 de fevereiro de 1950, em Mogi das Cruzes (SP). É filho de Oliveiros Pessoa e Anna Rosa Pessoa, e casado com Elisabete Filomena dos Santos Pessoa. Possui um filho, Jefferson Wesley, e duas netas, Hosana e Raquel.
Pastor, José Pessoa chegou a Caçador em 1997, quando assumiu como presidente da Igreja Batista.
Dentre as suas formações profissionais, é formado em Teologia e especializado em Psicologia Cristã pelo Seminário Teológico Batista, em Bauru (SP).
Durante o período em que está em Caçador, procurou desempenhar a sua função de líder religioso com o foco na família, através de orientações para casais, jovens, adolescentes e crianças, desenvolvendo encontros sociais chamados de comunhão.
Desenvolve ainda projetos na área musical gospel sendo pioneiro em evento Gospel em Caçador e idealizador da Banda Armagedon.
Foi conselheiro do Conselho Fiscal da Convenção Batista Catarinense; presidente da Associação das Igrejas Batista do Oeste Catarinense e atualmente e vice-presidente e membro fundador do Conselho de Pastores Evangélicos de Caçador.
.jpg)
Diny Maria Ondina Wordell Cachinski
Diny Maria Ondina Wordell Cachinski nasceu em 25 de fevereiro de 1939, em Caçador. Descendente de imigrantes, é filha de Metta Charlott Otto e Waldomiro Onofre Wordell. Filha única, teve cinco irmãos.
Mais conhecida como Dona Tica, apelido recebido ainda criança, iniciou seus estudos, com a professora Vilma Spuldaro, na escolinha da Linha Laranjeira, onde o seu pai tinha a serraria, e depois nos Colégios Nossa Senhora Aparecida e Paulo Schieffler.
Tem cinco filhos: Mario Luiz, Maria Lucia, Mara Luzia, Marcos Luiz e Mari Liliam. Tem 13 netos e 5 bisnetos.
Reside no mesmo local, no bairro Gioppo, há seis décadas, sendo uma das primeiras moradoras junto com seus pais e irmãos e as famílias fundadoras daquele bairro.
Trabalhou arduamente para criar e educar os filhos. Seu principal ofício é o de costureira, de onde tirou a maior parte do sustento à família. Além de costurar, ainda fa z bordados, crochês e tricôs, arte que sempre ensinou às filhas, às netas e a todas que lhe procuram. Ministrou aulas nessa área em clubes de mães.
Segundo seus filhos, seu maior legado sempre foi o seu irretocável caráter, a exemplar dedicação ao trabalho, e o incondicional amor aos filhos e à família, cuja dedicação abnegada rendeu-lhe muitas renúncias a si própria.
.jpg)
Virginia Maria Nunes
Natural de Videira e filha de Dirlete Marquardt Nunes e Raimundo de Almeida Nunes, a professora Virginia Maria Nunes, nasceu em 27 de setembro de 1963.
Virginia completou o seu ensino fundamental no Colégio Puríssimo Coração de Maria, de Palmas (PR), e o Médio no Colégio Dom Bosco, em Curitiba. Formou-se em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas e se especializou em Metodologia do Ensino de História Centro Pastoral e Educacional Dom Carlos.
Mãe de Mauro Vinicius Nunes Festa veio para Caçador em 1987.
Entre 1989 e 1991 atuou na Fundação do Alto Vale do Rio do Peixe e entre 1995 e 2004 no Colégio Aurora. Já de 2005 a 2009 foi professora no Colégio Bom Jesus Aurora e desde 1988 até os dias atuais leciona no Colégio Estadual Dom Orlando Dotti.
.jpg)
Alfonso Domingos Schiavini
Alfonso Schiavini nasceu em 25 de setembro de 1932, em Erechim-RS. É filho de Arthur Schiavini e Stella Mazocco Schiavini.
Veio para Caçador em 1954, onde desenvolveu atividades no ramo de mecânica automotiva.
Em 1956, casou-se com Dalziza da Silva Schiavini, com quem teve quatro filhos.
Em 1962, fundou uma empresa no ramo de recuperação automotiva e desenvolveu a fórmula de um aditivo para radiadores que vem sendo comercializado até os dias de hoje.
Entre 1964 e 1968, participou do Grupo de Escoteiros Pindorama. Foi sócio fundador da Sociedade Caçadorense de Bochas, onde ocupou vários cargos na diretoria.
Em 1978, participou dos Jogos Abertos de Caçador com a equipe de Bochas, a qual conquistou a medalha de ouro para Caçador na modalidade.
Em 1998, publicou o livro A História de um Imigrante Italiano no Brasil, no qual narra a trajetória de seu avô, Rafael Schiavini, desde a Itália, até seu estabelecimento na Serra Gaúcha.
.jpg)
Waldir Pedro Binotto
Waldir Pedro Binotto é natural de Videira e nasceu no dia 19 de julho de 1.940. Casado com Loni Sulzback Binotto é pai de três filhos e possui oito netos.
Trabalhou até os 19 anos com seu pai em Rio das Antas e também como balconista na empresa Benjamin Barichello.
Veio para Caçador para trabalhar como funcionário na casa Suíssa de Alfredo Natter. Depois de alguns anos comprou a casa Cima que mais tarde se tornaria a Casa Omega, em 01 de novembro de 1.959 e que até hoje é uma referência no Comércio de Caçador.
Binotto se destaca também pela participação ativa na sociedade caçadorense, sendo um dos fundadores da CDL de Caçador e presidente por vários mandatos, fundador do Sindicato Patronal do Comércio e atual presidente, membro do Rotary a 45 anos e presidente por vários mandatos, membro do Conselho da Fecomércio de Santa Catarina, presidente do Conselho Consultivo do Senac de Caçador, entre outros funções.
Waldir Pedro Binotto é um dos desbravadores caçadorenses.

.jpg)
.jpg)