Joaçaba e outros 21 municípios do Meio-Oeste passam a contar com o mais novo Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale. A estrutura, entregue pelo governador Carlos Moisés, nesta terça-feira, 8, visa impulsionar a inovação, promover a competitividade e fomentar negócios na economia regional, unindo governo, empresas e entidades de ensino.

O Centro de Inovação tem 2.300 metros e ocupa quatro pavimentos. Foram investidos mais R$ 7 milhões. A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) doou o terreno para a construção e os recursos foram disponibilizados pelo Governo do Estado. A Prefeitura de Joaçaba foi a responsável pela gestão das obras.

No primeiro semestre de 2021 a Inovare terá 12 centros em operação.
Este é o sétimo Centro de Inovação inaugurado no Estado. Como os outros, vai abrigar aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios.
Cada unidade prioriza a vocação econômica da região em que está inserida, sendo que a de Joaçaba será direcionada para o setor de alimentos, metal mecânico, energias renováveis, florestas renováveis e engenharia biomédica. O espaço conta com área para incubar inicialmente 12 empresas. E residentes serão 14.
Gestão
A Fundação Cetepi é mantenedora do Polo Inovale e foi a selecionada por Edital da prefeitura de Joaçaba para ser a responsável pela gestão do Centro de Inovação.
Também participaram do evento o subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE, Rafael Meyer, o presidente da Funoesc, Genesio Téo, o diretor executivo Inovale /Cetepi, Mircon Becker, o deputado estadual, Altair Silva e outras autoridades.
Editais abertos para instalação de empresas
O Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe – Inovale está com editais abertos para a instalação de empresas no ambiente da sede, que está localizada próximo ao Campus 1, da Unoesc Joaçaba.
Também está aberto o edital para a locação do espaço comercial destinado para restaurante/café a ser instalado no local. Os interessados devem preencher e enviar eletronicamente a proposta por meio deste link.
Fonte: Secom