O governador Luiz Henrique entregou nesta terça-feira (23) três licenças ambientais para empreendimentos no interior do Estado. São duas Licenças Ambientais de Operação (LAO) e uma Licença Ambiental Prévia (LAP). As LAOs foram entregues às indústrias de MDF Guararapes, de Caçador, e Sudati, de Otacílio Costa. A LAP foi para a Termoelétrica Termo Azul, de Tangará.

Participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Agostini; o presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz; deputado estadual Valdir Cbalchini e técnicos do órgão ambiental.
Para o governador, é muito importante para o Estado estar licenciando esses empreendimentos mesmo em tempo de crise. “No momento em que alguns grandes grupos econômicos estão adiando seus investimentos, hoje nós estamos entregando a licença ambiental de operação para essas duas fábricas de MDF, pioneiras em Santa Catarina”, afirmou.
O presidente da Fatma, Carlos Leomar Kreuz, destacou que o licenciamento ambiental é a ferramenta que o governo possui para avaliar se o empreendimento proposto está em conformidade com as exigências da legislação. “Quando entregamos uma licença estamos atestando a viabilidade e a sustentabilidade desse empreendimento”, assinalou.
A Guararapes e a Sudati instalaram fábricas em Santa Catarina, com investimentos que somam R$ 60 milhões e R$ 70 milhões, respectivamente. Ambas terão capacidade de produção de 180 mil metros cúbicos/ano. Ambas vão gerar mais de mil empregos diretos e outros mil indiretos.
Segundo o empresário João Carlos Pedroso, a Guararapes deve realizar os primeiros testes no dia 10 de janeiro e no final do mês inicia a comercialização da placas de MDF. A previsão é que em torno de 90 dias a fábrica produza em capacidade máxima. “A empresa já está asfaltada, com energia elétrica e com todo o maquinário. Com esta licença só depende de nós”, conclui.