A Auto Coletivo Caçador apresentou, neste sábado, o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que passará a ser utilizado em todos os ônibus da empresa a partir do mês de janeiro. O cartão “Sempre Caçador” é uma das maiores inovações da Auto Coletivo, que atua no município há mais de 40 anos.
De acordo com o gerente da empresa, Rony Cardoso dos Santos, a iniciativa tem por objetivo agilizar o sistema de transporte no município. “Queremos dar mais praticidade e comodidade aos nossos usuários”, afirmou.

Além disso, Rony destacou que a maior preocupação seria com um possível desemprego, causado pela implantação do sistema eletrônico. “Isso não acontecerá porque os cobradores irão continuar trabalhando como agentes de bordo, a fim de auxiliar os passageiros sobre os procedimentos para a passagem do cartão”, salientou.

Já o diretor da Auto Coletivo, Gilberto Cruz, salientou que todo o sistema traz uma nova visão da empresa para os caçadorenses. “Queremos uma nova Auto Coletivo porque estamos trabalhando junto com Caçador, com as entidades e com a comunidade para atender cada vez melhor. Nossa bandeira é Caçador”, completou.
Ideia surgiu de TCC de acadêmico da Uniarp
A ideia de se implantar a bilhetagem eletrônica na empresa surgiu após o Trabalho de Conclusão de Curso do então acadêmico de Sistemas de Informação, Rony Cardoso dos Santos e estagiário da Auto Coletivo.
Orientado pelo professor Carlos Alberto Zorzo, ele fez um estudo baseado na utilização do sistema em diversas cidades. “Foi uma proposta de inovação que está dando certo. Fico muito feliz de poder estar aqui neste momento e ter dado a minha contribuição”, disse Rony.

Atualmente, ele cursa Engenharia de Controle e Automação na Uniarp. “Consegui aliar todo o processo com a minha formação acadêmica, envolvendo o sistema, que foi o que estudei no curso anterior, até o equipamento onde ele vai funcionar, que se aplica a automação”, explicou.
O coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Eraldo Cezar de Castro, salientou a importância do aprendizado dentro da Uniarp sendo aplicado na prática. “Para a Uniarp é um marco, onde vemos o resultado do trabalho sério realizado em destaque. Esse é o nosso objetivo: fazer com que os acadêmicos desenvolvam projetos que beneficiem a comunidade onde estão inseridos”, completou.
A Bilhetagem Eletrônica
O “Sempre Caçador” vai funcionar através de um cartão inteligente, onde são armazenados os valores correspondentes ao que o cliente adquiriu. Basta que ele o cartão em um equipamento chamado validador, instalado junto à catraca do ônibus, para que haja o débito da tarifa e a liberação.
O sistema possibilita a todos maior praticidade, conforto e segurança e vem para substituir gradativamente os atuais passes, além de fornecer dados estatísticos que possibilitam à empresa e ao município, maior velocidade no planejamento bem como tomada de decisões corretivas em menor tempo e com maior segurança.
Ao todo, serão seis cartões disponíveis para a comunidade:
Cartão SEMPRE Cidadão – fornecido à população residente de Caçador que utiliza eventualmente o transporte coletivo.

Cartão SEMPRE - Vale-Transporte – fornecido pela empresa ao seu quadro funcional, benefício garantido pela Lei Federal N.º 7.418/85.
Cartão SEMPRE Escolar – fornecido para estudantes regularmente matriculados nas escolas de Caçador.
Cartão SEMPRE Familiar – familiares de funcionários da Auto Coletivo Caçador que utilizam o sistema.
Cartão Sênior – fornecido para cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, conforme estabelecido na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003.
Cartão Especial – fornecido a portadores de necessidades especiais e demais gratuidades estabelecidas em lei.