Lançada campanha de vacinação contra a gripe para trabalhadores e comunidade

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) está iniciando a campanha de vacinação contra a gripe. A iniciativa reforça a proteção dos trabalhadores contra a doença, que está entre as principais causas de ausência no trabalho.


A campanha disponibilizará vacinas trivalente e quadrivalente, atualizadas para as cepas de maior circulação no país.

A previsão é que a vacinação comece em março, antes da chegada do período de frio.

O foco principal da campanha é a indústria. Empresas interessadas podem entrar em contato com o SESI ou acessar o site https://materiais.sesisc.org.br/vacina-da-gripe-2026 para adesão.

A comunidade também poderá se vacinar diretamente nas clínicas do SESI, nas unidades de Videira, Caçador e Canoinhas, com disponibilidade das duas versões da vacina.

As vacinas quadrivalentes protegem contra quatro cepas do vírus Influenza com maior circulação prevista para 2026, enquanto as trivalentes oferecem proteção contra três cepas.

A Fiesc alerta para a queda na adesão à vacinação nos últimos anos, motivada por fake news e pela falsa percepção de que a gripe é uma doença simples. Os dados mostram um cenário preocupante: em Santa Catarina, em 2025, foram registrados cerca de 8 mil casos de gripe, com taxa de mortalidade de 3,5%, mais que o dobro do índice de 2024 (1,5%).

Idosos, bebês, gestantes e pessoas com comorbidades estão entre os mais vulneráveis, muitas vezes infectados por adultos jovens e saudáveis, que circulam mais.

Além disso, menos trabalhadores doentes significa menos atestados, mais produtividade e benefícios para todos. A recomendação é buscar a vacinação antes da chegada do frio.

Mais informações: https://materiais.sesisc.org.br/vacina-da-gripe-2026


Voltar...