Sucesso

UNIARP realiza solenidade de posse nesta sexta-feira


A Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP), realiza nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, às 20h, solenidade de posse dos membros do Conselho Curador, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo e Diretoria Executiva.

Na ocasião, o empresário Gilberto Seleme, vice-presidente regional da FIESC tomará posse como presidente do Conselho Curador e presidente da Diretoria Executiva da UNIARP, tendo como vice o também empresário, Rui Caramori, ex-presidente da Fundação UnC-Caçador. O presidente da Associação Empresarial de Caçador, Auri Baú tomará posse como secretário do Conselho Curador e o prof. dr. Adelcio Machado dos Santos, presidente do Conselho Estadual de Educação, tomará posse como Reitor da Universidade.

A solenidade, que será realizada na Área de Convivência da UNIARP, terá um momento de homenagens para pessoas que contribuíram em todo o processo de construção da instituição, como diretores, ex-diretores, entre outras.

Referência em Ensino Superior
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, com unidades em Caçador e em Fraiburgo, é referência em ensino superior. A Universidade  oferece anualmente vagas para 19 cursos de Graduação e incentiva o aperfeiçoamento profissional com ofertas de cursos de Pós-graduação em diversas áreas. Estão matriculados mais de 3 mil acadêmicos que são atendidos por um quadro docente superior a 300 professores.

Para atender plenamente as necessidades de acadêmicos e professores, a UNIARP realiza investimentos constantes em estrutura, equipamentos e capacitações. Nos últimos meses, a Universidade recebeu mais de R$600 mil em investimentos na parte de estrutura física. Foram inaugurados quatro laboratórios, entre eles o Laboratório de Ensaio Químico, Laboratório de Robótica, Laboratório de Física e o Ambulatório de Enfermagem.  Além disso, mantém convênios com diversas instituições como Sistema FIESC, Epagri, FAPESC e outras.

A Biblioteca Universitária Comendador Primo Tedesco é outra referência para a comunidade acadêmica e população em geral. O local possui em seu acervo um total de 35.954 títulos e cerca de 78 mil volumes.

A Instituição preocupa-se também em oferecer um programa de bolsas de estudo, atendendo à legislação específica das Instituições de Ensino Superior. No segundo semestre de 2009, um total de 895 acadêmicos foram beneficiados com bolsas de estudo de 100% e 50%.

A UNIARP (antes UnC-Caçador e Núcleo Fraiburgo), faz Educação Superior com qualidade e seriedade há 37 anos, com todos os seus cursos aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC). A UNIARP é uma Universidade que cresce a cada ano, através de parcerias e recursos próprios, trazendo aos seus alunos e comunidade de toda a região, educação e atendimento social em suas diferentes áreas de estudo.

A história da UNIARP
A UNIARP, surgiu da cisão da Fundação de Caçador das entidades fundacionais que compõe a Universidade do Contestado. No dia 15 de dezembro de 2009 foi realizada em Caçador a Assembléia Geral que decidiu pela não unificação (80 votos favoráveis e 9 contrários), garantindo em Caçador e em Fraiburgo, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP).

Os presentes deliberaram pela não unificação e pela aprovação do estatuto proposto pela diretoria, por mais de 2/3 dos membros da assembléia geral cumprindo, dessa forma, o exigido pela Justiça  e convalidando as deliberações das assembléias dos dias 6 e 21 de outubro de 2009 e os atos decorrentes.

A Assembleia contou com a participação do Promotor Dr. Aor Steffens Miranda, além de efetivo envolvimento da comunidade, representada pelos vários segmentos da sociedade. Na assembléia estavam presentes sete ex-prefeitos, o atual prefeito, um deputado estadual,vários ex-presidentes da Associação Empresarial, representantes dos alunos, professores e funcionários, além de diversas outras lideranças empresariais, garantindo uma votação legítima e isenta, refletindo portanto a intenção da comunidade em manter um dos seus maiores patrimônios.

O ato de instalação oficial da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) foi realizado dia 23 de dezembro de 2009, onde o secretário estadual Valdir Cobalchini, representando o Governador Luiz Henrique da Silveira, fez a entrega do Diário Oficial com o decreto já publicado.



Comentários (0)


Deixe seu comentário