16º Enfrute

Aberto em Fraiburgo, um dos eventos mais importante da fruticultura brasileira

São 27 palestras sobre fruticultura de clima temperado, com renomados palestrantes

A 16ª edição do Encontro Nacional Sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute) foi aberta oficialmente nesta terça-feira (23) na cidade de Fraiburgo-SC. O evento é promovido pela EPAGRI, UNIARP, Prefeitura de Fraiburgo e EMBRAPA (Uva e Vinho e Clima Temperado). Conta com apoio do Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Agricultura e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (FAPESC).

O Encontro é um dos eventos mais importantes da fruticultura brasileira. O seu principal objetivo é ser um fórum de apresentação e discussão de novas tecnologias de produção para a fruticultura.

Nesta edição, são 27 palestras na área da fruticultura de clima temperado, com renomados palestrantes brasileiros e internacionais, abordando temas como: sistema de condução e manejo da planta para altas produtividades, Diversificação de negócios na propriedade frutícola: processamento de Frutas, cultivares de macieira: cenário internacional e nacional, lançamento de Cultivares, reciclagem de matéria orgânica na fertilização do solo: experiências em frutíferas de clima temperado, entre outros.

O evento conta também com exposição de produtos e equipamentos, em mais de 100 estandes com empresas do setor.

Cerca de mil pessoas por dia estão participando do evento no Parque da Maçã em Fraiburgo. São produtores rurais, técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas da fruticultura.

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é parceira da Epagri no evento há mais de 20 anos.

A mesa de autoridades teve a presença de Claudete Gheller, prefeita de Fraiburgo, Edilene Steinwandter, presidente da Epagri, e no ato esteve representando o Governador do Estado de SC, Neoberto Balestrin, presidente da UNIARP, José Fernando Protas, chefe Geral da EMBRAPA Uva e Vinho, Vagner Portes, diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da EPAGRI, Renato Luis Vieira, gerente da Estação Experimental da Epagri de Caçador e coordenador geral do Enfrute, Ari Geraldo Neumann, presidente do CREA-SC, deputados estaduais Valdir Cobalchini, Romildo Titon e Fabiano da Luz e deputado federal Celso Maldaner. 

Também prestigiaram o evento, prefeitos e secretários da região, vereadores e lideranças empresariais, comerciais e sindicais de Fraiburgo e imprensa.

O hino de Fraiburgo foi executado por Andrielli Conte e Luana Ferreira e hino Nacional, por Camila Fragoso, da Fundação Municipal de Cultura de Fraiburgo.

Homenagens

A abertura da 16ª edição do Enfrute teve ainda um momento de homenagens. O ato foi coordenador pelo pesquisador José Luiz Petri, da Epagri. Receberam homenagens: Luiz Antônio Palladini, coordenador do programa de Fruticultura da Epagri, Lauro Gomes, jornalista (Jornal da Fruta) e Aparecido Lima da Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina.


Aparecido Lima da Silva


Lauro Gomes


 Luiz Antônio Palladini

Tag City

Foi lançado durante o Enfrute o Tag City, um aplicativo criado para divulgar os atrativos do município de Fraiburgo. A apresentação foi feita pela prefeita Claudete Gheller. Segundo ela, trata-se de um canal de comunicação entre o trade turístico e os visitantes, facilitando a interação instantânea com o turista. “Pela primeira vez, os gestores públicos terão acesso a um banco de dados capaz de mensurar o perfil  do turista que visita Fraiburgo”, comentou. 

Mais de 13 mil participantes

Ao longo das 15 edições já realizadas do Enfrute, foram apresentadas mais de 75 palestras internacionais e 340 nacionais em diferentes áreas que envolvem a fruticultura de clima temperado, totalizando mais de 13 mil participantes entre técnicos, fruticultores, pesquisadores e acadêmicos.

Na busca de uma fruticultura cada vez mais competitiva, o evento tem buscado trazer as últimas informações das inovações tecnológicas do setor, desenvolvidas ou em desenvolvimento no Brasil e no mundo.


Claudete Gheller, prefeita de Fraiburgo


Deputado estadual Valdir Cobalchini


Edilene Steinwandter, presidente da Epagri


Hino de Fraiburgo foi executado por Andrielli e Luana


hino Nacional, por Camila Fragoso


José Fernando Protas, chefe Geral da EMBRAPA


Neoberto Balestrin, presidente da UNIARP


pesquisador José Luiz Petri, da Epagri


Renato Luis Vieira, gerente da Estação Experimental da Epagri

 



Comentários (0)


Deixe seu comentário