Aula prática

Acadêmicos da Uniarp praticam técnicas de levantamento de fauna

A experiência contribuiu para a construção do conhecimento dos acadêmicos

Dias 8 e 9 de junho, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNIARP estiveram na Fazenda São Pedro, de propriedade da empresa Laminados AB, praticando técnicas de levantamento de fauna em aula organizada pela professora Ma. Andréa Tozzo Marafon, responsável pela disciplina de Manejo e Conservação de Fauna. A atividade teve a colaboração do biólogo Anderson Clayton Copini.

Nos dois dias de atividades, os participantes instalaram armadilhas fotográficas e parcelas de areia, prepararam e utilizaram iscas, simularam a utilização de armadilhas de interceptação e queda (pitfalls e tomahawk), percorreram trilhas durante o dia e à noite para avistamentos de fauna e busca de vestígios como pelos, fezes e marcações, além de pegadas, que foram moldadas em gesso.

A professora Andréa explica que a experiência contribuiu para a construção significativa do conhecimento dos acadêmicos, permitindo-lhes estabelecer correlações entre os conceitos e objetivos da conservação, do manejo de fauna e do monitoramento populacional.

“Também capacitou os acadêmicos para intervir em prol da conservação da biodiversidade e na busca de soluções para conflitos envolvendo a fauna em ambientes antrópicos ou naturais, sob a perspectiva da sustentabilidade”, comenta.



Comentários (0)


Deixe seu comentário