Repercussão

Igreja Católica não indica candidatos nem partidos, diz nota da Diocese

Bispo foi acusado de fazer discurso político em prol do PT em uma celebração

A Diocese de Caçador divulgou na tarde desta segunda-feira, 15, uma nota de esclarecimento diante das repercussões da Missa presidida onte, 14, pelo bispo Dom Severino Clasen, na Catedral São Francisco de Assis. A nota diz que em momento algum se utilizou de finalidades político-partidárias na celebração eucarística.

Leia na íntegra:

Diante das repercussões da missa presidida por Dom Severino Clasen, nesse domingo, 14, na Catedral São Francisco de Assis, a Diocese de Caçador esclarece que em momento algum se utilizou de finalidades político-partidárias na celebração eucarística.

O bispo citou a história de Dom Oscar Romero e Paulo VI, canonizados ontem pela Igreja, para falar de exemplo de seguimento do Evangelho, de vida, de justiça, de paz.

A homilia foi uma reflexão do Evangelho do dia, que conta a conhecida história do Jovem Rico, que pergunta a Jesus o que precisa fazer para merecer o Reino de Deus, mas que prefere a “segurança” da riqueza e recusa o chamado de Jesus para seguí-lo! (Mc 10, 17-30), bem como um convite de Dom Severino para que todo cristão que recebeu o selo da fé, em sua Crisma abra o coração para a solidariedade e a paz e viva, de fato, a Boa Notícia anunciada por Jesus e tenha a vida eterna.

Reafirmamos ainda o nosso compromisso em defesa da vida e a orientação de que cada cidadão vote com liberdade e de modo consciente no segundo turno das eleições. A Igreja Católica não indica candidatos nem partidos políticos.

Repercussão

O caso ganhou grande repercussão nesse domingo, 14, após algumas pessoas publicarem em suas redes sociais acusações contra o bispo, alegando que o líder religioso fez campanha em prol do PT. Alguns fieis teriam se retirado da Missa diante dessa situação.

“Acreditem, fui à missa de 3 meses da minha mãezinha e de sétimo dia da Janice e tive que me retirar da igreja, juntamente com toda família. Padre, bispo sei lá o que fazendo propaganda política”, escreveu Maureen Souza Santos Passarin, em página do Facebook.

Já Katllen Driessen também manifestou repúdio: “Que pouca vergonha Sr. Dom Severino Clausem, bispo de Caçador em Santa Catarina, fazendo campanha para o PT no dia da missa de 7º dia de minha mãe, estávamos lá para homenagear o seu espírito de luz e a missa foi voltada a politicagem barata”, escreveu ontem.

Em pouco tempo, as redes sociais foram bombardeadas de críticas ao bispo e à Igreja Católica.

Outro lado

Alexandre Cachoeira, um dos animadores da Missa de domingo, refutou as acusações de discurso político na celebração. Ele publicou um texto em sua rede social sobre o assunto, dando a sua versão sobre o que aconteceu. A publicação teve mais de 150 compartilhamentos. Leia:

"Sobre a missa de hoje, na Catedral, que está sendo bem comentada por muita gente, e alguns que certamente nem estavam lá. Eu estava tocando e prestei bastante atenção.

Um site que se tornou um importante veículo de comunicação de Caçador, do qual eu conheço e respeito os fundadores, publicou agora a noite uma notícia que eu preciso classificar como leviana, talvez não tenha sido por mal, as vezes a ânsia por um furo de reportagem faz a imprensa cometer alguns  erros.

Vou colocar alguns fatos, e depois vou colocar a minha interpretação. Podem discordar da interpretação a vontade, mas não questionem os fatos, por que há muitas testemunhas. Em nenhum momento, NENHUM, se falou em Bolsonaro, ou em Haddad, ou em PT. Dom Severino utilizou-se da história de Dom Oscar Romero e Paulo VI, canonizados  hoje pela Igreja, para falar de exemplo de seguimento do Evangelho, de vida, de justiça, de paz, mas também falou de morte e de injustiça.

O evangelho de hoje conta a conhecida história do Jovem Rico, que procura Jesus para saber o que precisa fazer para merecer o Reino de Deus. Quem estiver interessado, pode ler na bíblia, está em Marcos, capítulo 10, versículos 17 ao 30. (Mc 10, 17-30)

Dom Severino fez sua reflexão falando nada além do que aquilo que a Igreja prega, amor ao próximo, olhar para os mais pobres, piedade, perdão, despojar-se, seguindo o conselho de Jesus, daquilo que nos faz mal, daquilo que nos afasta do Reino de Deus. No caso do Jovem Rico era o dinheiro, no nosso contexto, a falta de empatia, de fé...

Porém o que provavelmente incomodou alguns fiéis, foram dois momentos. No ato penitencial, em sua motivação, Dom Severino falou sobre pedir perdão pelas vezes em que nós, CRISTÃOS, em tese seguidores dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, compactuamos com o ódio, com a violência e as outras estigmas que ferem a vida. Aqui alguns torceram o nariz. E no outro momento, neste sim, Dom Severino foi incisivo quando disse que muitos destes cristãos, que defendem a tortura, o ódio, a morte, fazem fila para comungar o corpo e o sangue de Jesus, fato curioso, já que Cristo foi torturado e assassinado no alto da cruz.

Estes foram os fatos. Interpretem como quiserem, não precisam ler a minha opinião que vem abaixo.

Vejam, amigos, as falas de Dom Severino foram evangélicas. Não é "Petismo", comunismo nem nada disso. Não é contra Bolsonaro ou a favor de Haddad. É contra a morte, o ódio, a tortura, praticados anteriormente contra Cristo, praticados hoje contra tantos cristãos, jovens, velhos, crianças... A mim parece óbvio que a Igreja vai ser contra aquilo que matou a Jesus Cristo, no mínimo.

Muitos cristãos, uns que estavam na missa, outros não, vieram comentar, destilando veneno nas redes sociais. Isso me fez lembrar de uma outra passagem bíblica, onde Jesus é importunado pelos fariseus e doutores da lei sobre o pagamento de impostos. Percebendo a má intenção, Ele diz, "dai a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus". Não vamos confundir as coisas gente. Vamos dar a Deus o que é Dele, como cristãos, vamos dar a Jesus o nosso compromisso como seus seguidores, ser contra a tortura, ódio, morte, não é comunismo, é evangelho, não é política, é espiritualidade e Carisma cristão, não é "de Cesar" nem de Haddad nem de Bolsonaro, é de Deus.

Se querem condenar Severino por sua reflexão, condenem por "lançar o chapéu" e não pela maneira como vocês decidiram usá-lo.

Paz e Bem."



Comentários (66)

Católica

16/10/2018 14:51

Sou católica, mas não sou ignorante. Sei ler, escrever, ouvir e interpretar... Nenhum padre ou bispo diz o que eu preciso fazer, tenho livre arbítrio e conhecimento de mundo, principalmente do que acontece no Brasil e quero sim, mudança PELO AMOR DE DEUS - DEUS ACIMA DE TUDO!

Eita

16/10/2018 14:44

mas, que confusão...

Leitora

16/10/2018 14:42

Para observador, o bispo deve esclarecer o povo? Não vi nenhum esclarecimento e sim, uma conduta obscura, tentando fechar os olhos dos fiéis. Penso que este bispo devia ter dito que roubar, principalmente do povo é crime e também, devia ter dito que votar em ladrão é ser cúmplice do roubo. Isso é uma verdade e tenho certeza que quem é do bem, entenderia. Depois de falar isso, devia falar da FAMÍLIA - da importância da família e dos valores - de retomarmos as rédeas da família e do Brasil.

Leitora

16/10/2018 14:30

Da para ver no discurso os petistas defendendo o bispo. Nem foram na missa e estão aí a defender, claro é da mesma naipe. Será que o bispo não sabe que um dos dez mandamentos é NÃO ROUBAR. Defende o PT por quê?

CAÇADORENCE INDIGUINADA

16/10/2018 14:13

gente pare com essa merda de eleição e coloque mais Deus no coração de vcs que tão achando e enxergando meio de mais vão achar o que fazer em vez de ir atraz de eleição porque la sempre vai ser assim entra e sai de ladrão então ja não tem mais oque fazer mesmo vão la e fiquem junto com o bolsonaro que vcs nao vao mais precisar trabalhar seus besta

Que comunismo gente?

16/10/2018 13:34

Primeiramente, NUNCA EXISTIU COMUNISMO NO BRASIL!! Para fazer um resgate histórico do comunismo no Brasil, é bom lembrar que nenhum país teve o comunismo. A União Soviética, os países do leste europeu, China, Cuba e até a Coreia do Norte tiveram experiências de socialismo, mas o comunismo, que é aquele que prevê um governo do povo sem a presença de uma pessoa que comande tudo: NÃO EXISTIU. E quanto ao PT estar 16 anos, primeiramente, foram 13 anos no governo....Brasil tem 518 anos, 13 governados pelo PT....e os 505 anos?? Pq o Brasil não é potência mundial até hoje? Por conta dos últimos 13 anos???????

ze do galo

16/10/2018 13:00

Se a igreja dependesse de pobre, ja tinha quebrado, como o PT quebrou o Brasil. Então não venham com desculpas que nada disso aconteceu, a igreja brasileira defendeu esses bandidos do PT, em todos os cantos do Brasil, se o Bispo falou MERDA que arque as consequências

Cidadã Triste

16/10/2018 11:29

Bom dia Eu não estava nesta missa. Mais saliento que deixei de ir a missa na Catedral aos domingos, justamente pelo fato Do Bispo ja ter feito isso na época do Impeachement da Dilma. Na época até comentei com alguas catequistas que o Bispo não deveira expor sua opiniao dessa maneira. Quem vai a igreja, vai em busca de paz e palavras de fé. Vamos deixar nossas opinioes partidarias de fora.

Sidnei

16/10/2018 11:20

Sou criado e batizado na igreja catolica.fui na missa aquele dia e não vi nada de mais sò vi mesmo o bispo falando que não podemos regredir aos anos80 quando militares governavam o paí

ELIANE MARINS

16/10/2018 10:20

Entendimento da igreja católica é que a pessoa que apóia partido comunista é automaticamente excomungado!!! Muito feio não admitir o que fez!

kkkk

16/10/2018 10:20

mimimi da igreja sempre se eximindo dos pegados cometidos

Leitor

16/10/2018 09:58

O que o pessoal não se dá conta é que as igrejas são compostas por gente como nós, com virtudes e defeitos. Muita gente não sabe cuidar da própria vida e vive em função do que a igreja determina ou aconselha. As pessoas poderiam acreditar mais em si mesmas, fazer o certo porque é a conduta moral básica, e não porque o padre diz ou por medo de não ir "para o céu."

Então...

16/10/2018 09:00

Então o bispo também quer que soltem o Barrabás?

Sei, não, aham...

16/10/2018 08:57

Deve fazer dois ou três anos, que eu presenciei esta mesma pessoa falando de 100terras, 100tetos... sem sei lá o que mais... em uma procissão de sexta feira santa. Escutei uns dois minutos e fui para casa.

iraja

16/10/2018 08:37

É ISSO QUE A ESQUERDA QUER AFASTAR OS FIEIS DAS IGREJAS

Alemao

16/10/2018 08:14

Falou pouco mas bonito

INRI CRISTI

16/10/2018 07:57

O MEU PAIII TA VENDO TUDO vai TER VOLTA SE O PT GANHAR VAMOS mandar mais venezuelanos no semáforo ao lado da igreja pra o senhor cuidar

Leitor

16/10/2018 07:55

Ser contra a violência, opressão e desigualdades é pedir voto para o Haddad? Sinal de que quem é a favor de Bolsonaro é a favor dessas violências urbanas de hoje, se serviu o chapéu paciência. A Grande culpa disso tudo é a imprensa desinformada de Caçador, a página do "caçador de Notícias" no Facebook, divulgou erradamente as informações, na ânsia de ser o primeiro a fazer o rolo. Divulgou mentindo que o bispo teria pedido para que postassem nas redes sociais sobre Haddad em homenagem ao dia do professor. Fez alarmes desnecessários sobre o fato. Logo o Notícia hoje também já fez alardes. Imprensa de Caçador precisa ser reciclada. A Diocese deveria processar estas pessoas por divulgação de fake.

Kkkk

16/10/2018 07:54

CARAIO PERDEU MAIS UM FIEL CATOLICO POSTOLICO ROMAMO NAO PRATICANTE.

IGREJA CAPITALISTA

16/10/2018 07:52

A IGREJA E A MAIOR REDE DE ARRECADAÇÃO DE DINHEIRO JA SE VISTA CAPITALISMO PURO AGORA QUER PREGAR QUE O SOCIALISMO VINDO DE UM PARTIDO CORRUPTO LADRÃO VAI SER MELHOR AOS FIÉIS.

Leitorrr

16/10/2018 07:49

Seu bispo são os fiéis quem paga. Seu salário então cultivemos independente da opinião partidária ou qualquer coisa do gênero. Seja mais humano com fiéis um bom dia não vai transformar o senhor em menos bispo

Leitor

16/10/2018 07:47

Preferido pode ter conhecido o papa mais isso não faz dele uma pessoa que tenquem pregar politicagem em seus cultos

Bispo tá doido sô

16/10/2018 07:46

Meu padrinho padi ciso falou que Deus tá vendo em senhor bispo. No juízo final isso vai ser transmitido ao vivo em um telão

Igreja kkk

16/10/2018 07:43

A igreja agora aregou tinha que ter uma reforma na maneira de tratar os fiéis

Dirceu Antunes

16/10/2018 07:11

O bispo só esta pagando o que fez a um ano atrás ,quando julgou e condenou um padre sem ouvir a versão dele,sem dialogar,o padre na sua angustia na sua dor reclamou do hospital maice e foi punido afastado,é o padre mais querido pelo povo da diocese,o Dom Severino o sr viu como dói ser mal compreendido ,não acho legal o que fizeram com o sr sou contra este tipo de gente que vai na igreja pra depois sair fazendo fofoca,o ser foi injustiçado,assim como foi injusto com o padre ,que naquela hora estava precisando de apoio ,não de punição ,ele estava sofrendo,eu também acho que o senhor foi injustiçado ,mais é assim a vida ,agora o sr viu como dói ser injustiçado,mais eu não acho que as pessoas tinham o direito de falar todas as besteiras e muitas inverdades sobre a missa,queria ver estas pessoas ir num culto evangélico,também ja fui uma vez num culto evangélico onde o pastor fica só pedindo dinheiro o tempo todo,e também ja ouvi certos pastores dizer: meu irmão se você não trás dinheiro pra dar pra igreja ,não adianta orar rezar ,você naõ é abençoado ,Deus abençoa aquele que contribui,e não com trocados ,por que aqui ninguém esta pedindo esmola,de o seu melhor ,de 500 reais quinhentos reais naõ vai te fazer falta,pra mim não faz, este pastor não sabe que Deus que Jesus nunca cobrou pra abençoar ninguém, que Jesus nunca cobrou por seus milagre ,manda quem naõ gostou ir pra uma igreja evangélica ,pronto. Vão la ,levem dizimo ofertas dinheiro muito ,e politica o tempo todo, só que la pedem pra Bolsonaro ,Bispo me solidarizo com o sr,siga em frente ,não pare seu legado por dois ou três ignorantes ,Deus é maior que isso.

Muito triste

16/10/2018 07:10

Eu não estava lá e quem sou eu pra falar algo mais uma coisa eu falo eu estou triste com a igreja católica não deixo de ir até mesmo porque é a casa do meu pai mais vou faso minha oração e saio quando ela está vazia Não vou falar motivo porque dai sim Vai pegar fogo aqui Mais eu pesso vamos rezar pedir paz gente e pesso não abandone a casa do pai Ou fasçao como eu vão na igreja rezar quando não tem ninguém só o nosso pai ??????? Que fique bem claro estou falando por mim

Cristã

16/10/2018 07:06

Vocês sabem quanto tempo faz que o Dom Severino prega a não violência? Claro que não...a moça não sabia nem se era padre ou se era bispo. Isso vem de tempos e vocês fizeram bem certinho o que ele pediu para que não fizessem. Será mesmo que ele é o problema? Deviam ouvi -lo mais e conhecer seu trabalho diante da comunidade de fé.

??????

16/10/2018 07:03

Quero só ver se o Bozo perder a eleição oq vai acontecer o povo dele não aceita derrota. Vão fazer com o addad o que fizeram com a Dilma vão tirar ele a força também ? Povo ignorante

eliane

16/10/2018 04:02

Querem enganar a quem? Vivemos numa situação em que não se trata de defender partido A ou B e sim uma luta entre o bem e mal. O que assusta é que, quem deveria defender a família e seus valores, está defendendo quem quer acabar literalmente com ela! Comunistas defendem aborto, defendem a sexualização de nossas crianças nas escolas, usam minorias como massa de manobra para chegarem numa ditadura comunista como na Venezuela!! É isso que querem para o nosso país? Querem tapar o sol com a peneira? Vivem em que mundo afinal? Alguem lembra do bispo e padre que estavam no palanque com o Lula que teve repercussão nacional e, inclusive a igreja se mostrou contrária ao ato? Uma missa forjada de aniversário de uma pessoa que já estava morta, por Deus! De que adianta frequentar a igreja se não se manifestam a favor dela e ainda defendem quem já é reincidente nestas posições esquerdistas!

Lúcido Rta

16/10/2018 01:04

Lúcido o que vc entende por democracia? Pelo jeito nada. Democracia e vc ter liberdade de pensar liberdade de protestar Liberdade de escolher quem vc acha melhor para governar e isso está funcionado desde o tempo do presidente Color de Melo. Tivemos varias eleições nesse período sempre foi escolhido quem teve maior votação. O PT nunca tomou o poder, sempre foi eleito seus candidatos, agora se o povo escolheu varias vezes eles é por que algo de bom foi feito. O que vc e outros nao admitem é que um sem curso superior transformou esse pais e todos ganhamos dinheiro. Isso é que muitos não engolem. O processo dele é uma fraude igual ou pior do que foi o impitmimam sem crime de responsabilidade, tanto é que 15 dias depois o senado autorizou o presidente fazer essas manobras orçamentárias que todos os outros fizerem mas na vez dela virou crime.

Vicente

16/10/2018 00:42

Nessas épocas de eleição se vc falar qualquer coisa que de certa forma gere alguma interpretação que venha a prejudicar um candidato vc é taxado de politiqueiro. Eu estava na missa e ouvi o bispo e as leituras, tudo normal, foi tratado da fatos da igreja recentes e a leitura e bem tradicional da Igreja. Agora assim o que dizer de pastores que enganam as pessoas com charlatanismo fazem do altar um palanque político em favor de candidato que prega o contrário do que Jesus pregou e ainda te levam 10% de tudo teu suor e de tudo o que vc vende dai ta certo? Esse bizo pode ate ganhar mas vai ser a maior decepção do Brasil. O bozo nunca administrou nem uma quitanda, seu conhecimento em economia e zero, seu conhecimento de Brasil é pifeo, seu economistas é corrupto e defende banqueiro, Se o salario de vcs ta ruim agora inaginem em 2019 em diante. Quem é bancado por banqueiro e pelas bolsas de valores e grandes empresas vai defender os interesses de quem ele recebeu dinheiro e nao do povo que trabalha.

COLLOR

16/10/2018 00:19

Como Bolsonaro é extremista, abusivo e inconsequente cometerá erros. E na primeira oportunidade poderá perder seu poder temporário de presidente. Registrem na mente o que estou falando, para que lembrem. A Dilma não pedalou no aipim ou mandioca? Pensou que poderia ser como o Collor, elegendo-se para qualquer coisa e não conseguiu. Kkk LEMBREM, dessas petulâncias tupiniquins de coronéis caipiras que atacaram um padre e riam muito. Kk

Sensato

15/10/2018 23:49

Insanos vermelhos,agora adotaram o verde amarelo. Cuidado ,lembrem se de Maduro,Correia,evo Morales ,os irmãos castro e Cristina Kirchner.Todos cúmplices e amigos defensores do lula. Querem transformar a América latina em uma única república bolivariana.anasul.perigo comunista .

Ao bertoni

15/10/2018 23:40

Por que não se reelegeu ?

Profecia

15/10/2018 23:24

Não sabemos o que Bolsonaro será. Sabemos o que o PT e lula foram .. pretendem conforme afirmou José dirceu "Falta pouco para retomarmos o poder' . Poder,poder perpétuo poder .

catolica com orgulho

15/10/2018 22:36

a palavra de DEUS é verdade e se ela é nossa realidade nos dias de hoje o senhor ,dom SEVERINO tem que falar sim doa a quem doer ,JESUS foi hostilizado por falar a verdade pois tem cristãos q so querem os SACRAMENTOS e ai somem não colocam em pratica o q recebeu ,ai quando escutam algo q doi ai fazem isso ,só querem escutar aquilo q lhe convém acham q a IGREJA é palco de troca de favores ,eu só contribuo se eu receber graças ,e ai por diante,eu tenho uma frase guardado na memoria ha muitos anos de um sacerdote , que diz; O mau cresce, por que os bons se omitem. Não tenha medo nunca de falar a verdade,DOM SEVERINO,JESUS é contigo ,ele nos deixou as BEM AVENTURANÇAS (evang, MATEUS cap 5 vrs 1ao 12 O SERMÂO DA MONTANHA ),quando formos perseguidos pra nos dar força e esperança ,o povo já não sabe mais o que quer,vamos lutar por um país mais justo e solidário .PAZ E BEM ;DEUS O ABENÇOI SEMPRE...

catolica com orgulho

15/10/2018 22:33

a palavra de DEUS é verdade e se ela é nossa realidade nos dias de hoje o senhor ,dom SEVERINO tem que falar sim doa a quem doer ,JESUS foi hostilizado por falar a verdade pois tem cristãos q so querem os SACRAMENTOS e ai somem não colocam em pratica o q recebeu ,ai quando escutam algo q doi ai fazem isso ,só querem escutar aquilo q lhe convém acham q a IGREJA é palco de troca de favores ,eu só contribuo se eu receber graças ,e ai por diante,eu tenho uma frase guardado na memoria ha muitos anos de um sacerdote , que diz; O mau cresce, por que os bons se omitem. Não tenha medo nunca de falar a verdade,DOM SEVERINO,JESUS é contigo ,ele nos deixou as BEM AVENTURANÇAS (evang, MATEUS cap 5 vrs 1ao 12 O SERMÂO DA MONTANHA ),quando formos perseguidos pra nos dar força e esperança ,o povo já não sabe mais o que quer,vamos lutar por um país mais justo e solidário .PAZ E BEM ;DEUS O ABENÇOI SEMPRE...

Édina Gaio

15/10/2018 22:17

Se não estão contente,vão a uma igreja evangélica ,la vc leva seus dez por cento do que você ganha ,ou o pastor vai em casa buscar ,e pede voto dentro da igreja pro Bolsonaro, e o culto é dinheiro pra igreja ,ser fiel com o dizimo com as ofertas com mais a contribuição,com mais não sei o que,e pedem votos na hora do culto ,depois o resto do culto pedem dinheiro ,vi um pastor falar se você naõ da dinheiro pra igreja ,Deus não vai te abençoar, vi falsos milagres ,gente que não mexia a perna mexer ,gente que o pastor derruba só com a força do pensamento,isso é tenebroso ,isso é ignorância pura ,e ainda tem gente humilde que acredita ,primeiro Deus é um só pra todos,Deus amou a todos ,e Jesus disse:Pedro em verdade vos digo,sob esta pedra edificarei a minha igreja. Eu também sou contra o ódio a tortura contra o racismo,sou a favor dos mais necessitados,tem muito pobre pagando de rico,se no Brasil a maioria são pobres,entaõ acho que precisam rever bem seus conceitos antes de falar bobagens ,o bispo não pediu voto pra ninguém ,eu estava na missa ,e foi linda

senhora idosa

15/10/2018 22:04

O que realmente incomodou a muitos é a consciência pesada. Vejo muita gente que se diz católica ( mas não cristã, pois se assim fossem seguiriam os ensinamentos de Cristo), que vai à missa, cita passagens da bíblia, mas, ao sair da igreja, incita o ódio. Leia por favor os ensinamentos de Cristo, mas nem lêem e interpretam seus ensinamentos.

Livia

15/10/2018 22:03

Desculpe ,mais os incomodados que se retiraram ,não abandonaram o bispo,eles abandonaram Jesus,la é a casa de Deus,imagina se um destes incomodados fossem a uma igreja evangélica ,onde o pastor fica meia hora berrando pedindo voto pro Bolsonaro e outra meia hora pedindo dinheiro,imagine o escandalo,eu ja fui em igreja evangélica onde o pastor falou,não adianta vir aqui orar se não trazer dinheiro,tem que dar dinheiro,e pede voto descaradamente faz campanha politica dentro e fora da igreja , bem fez o bispo ,pecado fez quem fala mal quem ,que abandonou a casa de Deus por causa de um pedido a favor o amor e contra o ódio

?????

15/10/2018 21:47

Eu vou sempre na missa,tradição de família,fico muito triste ver que pessoas vão se retirando cada vez mais pelas homilias que infelizmente bem incertas no dia dia.

Anito

15/10/2018 21:37

O único risco a democracia é o PeTê vencer as eleições. Já basta 16 anos de corrupção e roubalheira. Mais 4 anos de Pêtê e o Brasil quebra!

Católico

15/10/2018 21:15

Independente de partido politico, nunca tivemos tanta violência, corrupção e desconsideração dos valores éticos e morais. Direitos Humanos são privilégios de marginais e as vítimas são ignoradas.

q fez campanha fez

15/10/2018 21:05

como em outras vezes q teve eleições... todos sabem o posicionamento da igreja aqui em Cdor, lembram do Seminário perto do morro das antenas então ficou por bastante tempo sendo sede dos MST, lembram q eles vinham "aprender" como efetuar as invasões, as estratégias e tal e de quem era o Seminário dos Padres?.. Fato é falou assuma... é mais FEIO ficar afirmando que todas essas pessoas "entenderam errado". Qto ao músico, aos pts de plantão é claro q irão falar q não foi nada disso. Ah e coronelismo? Nessa situação não né amigo!

Lúcido

15/10/2018 20:49

O PT fala tanto em democracia, faz 16 anos que estão no poder e querem continuar mais quanto tempo ainda? faz bem para democracia que mude os partidos e as pessoas que estão no poder. Se em 16 anos não resolveram o problema dos sem terra, emprego, segurança, educação, saúde e desigualdade social vai ser agora que vão solucionar tudo? só promessas, mentirar, querem continuar enganando mais quanto tempo????

Jacira carrer

15/10/2018 20:48

Dom Severino conhecemos sua sabedoria seu entendimento... como leigos da igreja catolica estamos em orações e apoiamos sua atitude o senhor como nosso pastor dá igreja católica tem o nosso respeito e nosso carinho

João

15/10/2018 20:20

Eu estava na missa em.nenhum momento foi citado partido ou algo parecido ,

Bertoni

15/10/2018 20:06

Minha avó fala um ditado ate hoje: o apressado come cru. Na ancia de ganhar uma eleição depois de mais de 15 anos mais de 45% escolheram o candidato errado, talvez por vergonha de votar no Meireles ou no Alkimin por que apoiaram o golpe que fracassou ficaram sem saída e a opção mesmo que muito ruim eu acho a pior de todas tiveram que apoiar o sem preparo. Teoricamente nao teria nem lógica votar no jair. O cara nunca administrou um boteco. Está a 28 anos na camera e so aprovou 2 projetos. Empregou toda sua família na política. Foi expulso do exército por terrorismo Nao tem respeito por ninguém que pense difetente dele. Casou 3 vezes. Recebeu propina da odechet pelo PP O outro candidato: É Professor universitário É PHD em economia Foi ministro da educação Foi prefeito de S.P O único que saiu da prefeitira e deixou sem dividas e tudo encaminhado, elogiado até pelo Doria, afirmou na época nem parece que é do PT. E casado a 30 anos com a mesma mulher. Dialoga com todos, respeita todos. Mas 46% acharam que o outro era melhor.

Quem mentiu!!!

15/10/2018 19:48

Se a população falou nas redes sociais que esse bispo falou de politica, é porque falou. Agora a diocese que fazer a população passar por mentirosa, não nê. Falou... Aguenta bispinho...

Rosangela Centro

15/10/2018 19:44

Meu Deus eu acho que esse fanatismo político está deixando muitas pessoas meio desnorteadas. Nao teve nada de anormal na missa, sempre foi pregado isso, esse texto é secular ja foi usado centenas de vezes, o problema é que dependendo da interpretacao atinge em cheio um candidato que muitos defendem. Ou será que se o bispo defendese estrupo violência racismo dai iriam aplaudir. Mas isso é assim Muitos se ofendem por que defendem um candidato que lá no fundo eles sabem que nao é bom, mas é Como diz meu patrão: esse ai nao é bom mas é o que nos sobrou.

Jb

15/10/2018 19:32

Calma pessoal, hoje qualquer pingo de agua pode virar uma enchente, vamos sim rezar e orar pelo Brasil, pelas pessoas que estao nas igrejas devotadas a paz, nao deixem o mal entrar em vossas mentes, escutem, analizem, reflitam, paz e armonia em Caçador, que Deus abençoe a todos.

cidadao

15/10/2018 19:27

e QUELA pete que ele fala que devíamos mandar um recado pro HADDAD...BOMBAR O FACE DELE...É MENTIRA?

BENEDITO

15/10/2018 19:26

Eu estava na missa e não vi nada de anormal. Agora todos sabem que o bolsonaro prega a vilencia o ódio e e contra os negros pobres dai qualquer coisa que se fala sobre isso vai pareacer que é desse Homofobico.Se fosse um domingo longe das eleições ninguém falaria nada e seria uma missa normal. O problema e que todos sabem que esse não é o candidato certo mas como é o único que restou para quem defendeu o golpe dai sao obrigados a votar nesse. Ja vou adiantado esse vai ser um segundo Color de Mello. Sem preparo sem projeto e sem conhecimento nenhum.

Jaceli

15/10/2018 19:22

Povo sem desernimento ele não falou nada que comprometece o povo vejo que esse povo está bem longe de Deus, por mínima coisa que o bispo falou geraram uma grande polêmica contra o pastor da nossa igreja são pessoal que vão pouco a igreja oran pouco usaram desse momento pra dar margem a mídia somos livres pra votar em quem quizer ... Don Severino estamos com o senhor conte com nossas orações nosso apoio.... e vamos buscar mais Deus ao em vez de fik atirando pedras

Elaine

15/10/2018 19:19

Paz e Bem!

Jaceli

15/10/2018 19:07

Povo sem desernimento ele não falou nada que comprometece o povo vejo que esse povo está bem longe de Deus, por mínima coisa que o bispo falou geraram uma grande polêmica contra o pastor da nossa igreja são pessoal que vão pouco a igreja oran pouco usaram desse momento pra dar margem a mídia somos livres pra votar em quem quizer ... Don Severino estamos com o senhor conte com nossas orações nosso apoio.... e vamos buscar mais Deus ao em vez de fik atirando pedras

indignada

15/10/2018 19:03

Faço minhas as tuas palavras Alexandre, não prestam atenção, com certeza nunca leram a bíblia, não conhecem o evangelho eita povo , com certeza esses que estão invertindo as conversas são os mesmos que discriminam os negros principalmente os haitianos,os menos favorecidos pessoas sem egoístas que acham que nunca vão precisar de ninguém,se era a política cada veste a carapuça que lhe serve bando de desinformados.

PETEBASHHH

15/10/2018 18:26

Onde tem ódio, tortura e morte acontecendo no BRasil??? onde está acontecendo isso??? tirando os auto atentados que estão simulando, as falsas noticias e falsos crimes que não se comprovam, não tem nada além do normal de sempre. Nunca vi cometerem os tais "crimes" , deixarem todas as provas e ainda assinarem dizendo que "sou Bolsonaro". Façam o favor de refletirem um pouco e verem quanta mentira os petebas estão criando para se vitimizar.

Católico

15/10/2018 18:23

Quem faz campanha recebe algo em troca. Se Jesus estivesse na missa expulsaria alguém com chicotes como fez com certos comerciantes?

decepcionado

15/10/2018 18:18

Estava na missa e muito se escutou sobre "tortura, ditadura, voltar ao atraso, onda de violência, etc. etc". O celebrante deveria beber da informação do outro lado também, não tomar por verdade só o que o partido que está há 16 anos no poder fala e sair espalhando aos quatro ventos. Tenha uma postura crítica, seja imparcial, veja que boa parte do que falou na missa está desmentido, pois eram "fake news". Tem que se informar antes de sair falando e puxando a brasa para o assado que convém.

Joãoo

15/10/2018 18:17

quem está reclamando nunca entrou em uma igreja, se dizem católicos mas ñ conhecem a igreja por dentro....

oscar_alho

15/10/2018 18:12

É triste jogarem pedras no bispo por causa da sua opinião. Nas igrejas evangélicas pastores expõem suas opiniões livremente, e os fiéis não apedrejam, Jesus disse " Amai uns aos outros como eu os amei', " Atire a primeira pedra quem não tiver pecados" e tantos outros dizeres que quem é cristão deve assumir. Escutam o bispo , se fala balela, deixe.....voce sendo cristão deve obediencia a palavra de DEUS não dos homens , e se voce é CATÓLICO RESPEITE, ESCUTA E NÃO PRECISA SAIR FALANDO!!!!

catolica

15/10/2018 18:05

tem pessoas que nunca vão na missa e guando vão e so pra incomodar

Nnn

15/10/2018 18:03

E q muitos julgam e não sabem o q falam ai sim

observador

15/10/2018 17:53

eu não estava lá mas o povo de caçador não é fácil de lidar é uma terra de coronelismo, poucos tenham muito e difícil ajudar o próximo.

observador

15/10/2018 17:53

Está certo o bispo... o povo deve ser esclarecido sim... vivemos numa época em que o mal quer prevalecer sobre o bem, ainda temos pessoas corajosas como foi Oscar Romero, se alguém não sabem que foi ele, pesquise no google, um pouco de cultura não faz mal. Leiam e estudem quem é o Papa Francisco. Está a dica.

Deixe seu comentário