Educação

Inaugurado novo bloco do IFSC Caçador

Solenidade contou com presença de autoridades locais, estaduais, alunos e convidos

Após oito anos de atividades em Caçador, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) deu um grande passo na noite desta quinta-feira, 19, com a entrega oficial do campus à comunidade. O momento marcou ainda a inauguração do segundo bloco da instituição, um prédio moderno, amplo e com todas as exigências na questão de acessibilidade.

A solenidade foi prestigiada pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, Valdir Cobalchini, o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, prefeito de Caçador Beto Comazzetto, secretário regional Imar Rocha, reitora do IFSC Ana Clara Schneider e vereadores de Caçador e região.

A entrega do campus e inauguração oficial do novo bloco fez parte das festividades alusivas ao aniversário de 81 anos de Caçador. A solenidade contou com apresentações culturais que resgataram a história dos colonizadores do município: coral italiano, dança alemã e dança do ventre.

O diretor do câmpus Caçador do IFSC, Augustinho Della Giustina, expressou a satisfação de estar inaugurando o novo espaço no município. Ele recordou os problemas enfrentados para que o prédio fosse construído. Com a etapa vencida, mais alunos poderão ser beneficiados com um ensino gratuito, visando preparar as pessoas para o mercado de trabalho.

“Demos um grande passo e isso nos deixa muito feliz. Sabemos que não foi fácil, mas em momento algum pensamos em desistir. Entregamos o prédio com 10 salas de aula, 10 laboratórios, sendo quatro de plástico, cinco de informática e um de química. O projeto não para por ai, pois ainda estamos buscando a construção de um ginásio de esportes e um teatro”, frisou o diretor.

Ele comentou a baixa procura por vagas no início da atuação do IFSC em Caçador. “Quando iniciamos, não tínhamos uma linha de ônibus, a infraestrutura era péssima e o acesso em dias de chuva era quase impossível. Atualmente esta realidade é outra, pois já temos linhas de ônibus e uma estrutura espetacular”, disse.

Já a reitora Ana Clara afirmou que a inauguração do bloco 2, acima de tudo é a realização de um sonho. O deputado Valdir Cobalchini, por sua vez, falou da importância de um câmpus completo do IFSC em Caçador, promovendo ensino de qualidade e preparo profissional para toda a região.

Na solenidade, o prefeito Beto Comazzetto também destacou o papel do IFSC na educação gratuita para os caçadorenses e moradores da região. Em seu discurso, Beto garantiu a doação de um terreno de 20 mil m² para a construção do ginásio e teatro.

Diretor do IFSC pede transferência
 
Ao final da solenidade, autoridades e convidados foram pegos de surpresa com o comunicado de que o diretor do câmpus de Caçador está deixando o cargo para voltar a Florianópolis, onde está sua família. “Por problemas se saúde optei por retornar junto da minha família, mas volto com a sensação de dever cumprido com minhas metas alcançadas”, finalizou Albetinho.

IFSC recebe doação de sala inteligente

O empresário Jovelci Gomes realizou, ao final da solenidade, a doação de uma sala inteligente com 32 carteiras computadorizadas, para contribuir com o ensino no câmpus do IFSC.

“Sei que foi sofrido para a ampliação da entidade em Caçador e não podia deixar de contribuir de alguma forma. Estou dando esta notícia em primeira mão, pois ninguém sabia, nem mesmo minha família”, afirmou Jovelci, da empresa Braox e grupo Sul Brasil.

O câmpus Caçador do IFSC - Linha do tempo

2008 Cursos de qualificação na área de costura;
Dez/2010 Primeiro bloco inaugurado;
Fev/2011 Cursos Técnicos em Plásticos e Vestuário e FICs;
Jun/2012 Implantação do Colegiado do Câmpus
Abr/2012 PRONATEC
Fev/2014 Cursos Técnicos em Administração e Informática
Jun/2014 Implantação do Núcleo de Educação a Distância (NEaD)
Mar/2015 Entrega do Câmpus à Comunidade

Estrutura

22 servidores (11 docentes e 11 técnicos administrativos)

2014
564 alunos (turmas em andamento)
255 alunos formados
4 projetos de pesquisa
43 projetos/ações de extensão
20 cursos ofertados, em seis municípios diferentes

Entrega do câmpus à comunidade

4.820m² de área construída
11 laboratórios
13 salas de aula
Biblioteca
Cantina
Área Administrativa

Panorama dos Cursos

Atuais

• Técnico em Administração
• Técnico em Informática
• Técnico em Plásticos
• Especialização em Ensino de
Ciências
• Especialização em Gestão em
Saúde
• FIC’s

2015/II
• Técnico em Recursos Humanos

2016/I
• Técnico em Eletromecânica
• Engenharia de Produção
• Tecnologia em Gestão de TI
• Técnico Integrado em
Administração
• Técnico Integrado em Informática



Comentários (2)

Terreno

20/03/2015 18:12

Ex-Prefeito Saulo Sperotto viabilizou a instalação o IFSC em Caçador com a doação de uma área de terras priviligiada...O IFSC deu o o retorno com uma belissima construção...e vários cursos...Isso não é conversa, é realidade... Assim que se faz

senhora idosa

20/03/2015 10:30

Parabéns Caçador, parabéns IFSC. Agora só falta trazer para Caçador uma universidade de qualidade, de preferência pública e gratuita. Estamos fartos de fazedores diplomas.

Deixe seu comentário