Melhorar a qualidade de vida de 73 pessoas. Com este objetivo, foram entregues oficialmente, na tarde desta quarta-feira, 4, 16 casas populares, construídas na Vila Santa Terezinha. O projeto “Nova Vida” é inédito em Caçador e foi viabilizado através do Programa Carta de Crédito da Caixa Econômica Federal.

Moradores e autoridades participaram da inauguração oficial do Projeto "Nova Vida"
Estiveram presentes diversas autoridades locais, além do gerente da Caixa, Hamilton Francisco de Mello. Todas as pessoas beneficiadas viviam em situação de risco. Uma das novas moradoras, Idalina Ribeira não conseguia esconder a emoção em estar em sua casa. “Nunca tive uma casa bonita assim”, disse emocionada. “Antes”, afirmou ela, “eu morava ali perto dos trilhos, em uma casa coberta com lona. Até tinha chão de madeira, mas cada vez que chovia, nós passávamos muito medo, pois a casa podia cair a qualquer momento”.
Dona Idalina veio de Clevelândia, no Paraná, para trabalhar como bóia-fria, juntamente com o marido, João Maria Coletina, nas plantações de tomate e maçã. Como as oportunidades de emprego não apareceram, eles não tiveram outra saída, senão a de se fixar em um lugar muito precário.
Na verdade, a situação de Idalina é semelhante a todas das outras famílias que receberam as casas. Janete dos Santos, que agora é vizinha de dona Idalina, contou que chegou a morar em uma casa com a sua mãe, mas quando casou, a cerca de nove anos, teve que se submeter a situação de precariedade. “As coisas não são fáceis”, disse ela, afirmando que agora, parece que a sorte está do seu lado. “Vou cuidar muito bem da minha nova casa”, completa.

Projeto foi viabilizado através de financiamento da Caixa Econômica
O prefeito Saulo Sperotto destacou o trabalho da Secretaria de Bem-estar Social, que realizou um levantamento e selecionou as pessoas que foram contempladas com as casas. “Mas isso não vai parar por aqui. Vamos continuar trabalhando para cada vez mais, proporcionar para essas pessoas, uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.
Segundo ele, já há outro terreno que foi adquirido pela Prefeitura, para a construção de mais casas para beneficiarem as famílias mais carentes. “Estamos buscando recursos junto ao Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, para a desfavelização da nossa cidade”, ressalta, pedindo para que os novos moradores cuidem das suas novas casas.
O gerente da Caixa, Hamilton de Mello, fez um desafio para o prefeito. “Queremos então, ser parceiros da Prefeitura, para construirmos mais casas durante esse ano, já que, somente no ano passado, fizemos mais de 300 financiamentos para pessoas aqui de Caçador”, enfatiza.
No final do evento, alguns alunos da escola Primeiros Passos realizaram a entrega de cestas de Páscoa às crianças do projeto.