Um Projeto de Lei de autoria do deputado Marcos Vieira cria um campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Caçador e define o dia 1° de janeiro de 2011 como sendo a data de início das atividades da entidade.

“A UDESC foi criada pelo visionário Governador Celso Ramos na década de 1960 com o propósito de incentivar o desenvolvimento de todas as regiões de Santa Catarina. A expansão dessa universidade privilegiou diversas cidades e regiões, porém existe uma larga lacuna desse projeto. O Meio-Oeste é a única região a não possuir um campus e é, sem sombra de dúvidas, a que mais necessita desse benefício”, afirma Marcos Vieira.
Estão inseridos na Região do Contestado os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, motivo defendido pelo deputado para que se tenha a presença de uma universidade desse porte para o seu desenvolvimento.
O PL 0278/2010 é resultante também de um acordo feito entre líderes da Região do Contestado juntamente com a reitoria da UDESC, ato ocorrido na presença do então governador Luiz Henrique da Silveira em dezembro de 2009.
“Esse acordo não foi cumprido até o presente momento, o que justifica a presente postura. O Projeto vem exatamente de encontro com uma reivindicação da gente catarinense que produz muito e que sonha em ter acesso ao ensino superior público de qualidade”, frisou Vieira.
Usando a Plenária na quarta-feira (4), Marcos Vieira apresentou o mapa onde estão implantados os núcleos da Udesc e salientou a insatisfação da população do Meio Oeste por ainda não ter sido contemplada com um campus da universidade.