IRRESPONSABILIDADE

Incêndio quase provoca tragédia

Apesar dos danos na floresta e animais, pessoas que estavam próximas escaparam

Nesta segunda-feira (26) um descuido quase termina em tragédia na Linha Cachoeirinha, interior de Caçador. A polícia investiga a origem de um incêndio que atingiu várias propriedades, entre elas, a Casa Ecológica. Os Bombeiros Voluntários e alguns vizinhos conseguiram controlar o fogo metros antes de atingir uma casa onde estavam mãe e filho.

Kátia Ribeiro Fuchs e seu filho Luciano, de apenas dois anos, estavam dormindo no momento do incêndio. Eles foram socorridos e passam bem. Mas o entorno da casa, plantas e vegetação foram destruídas pelo fogo, assim como animais também acabaram morrendo.

Lamentavelmente, o fogo atingiu um local projetado e construído para ser um santuário de vida e de educação ambiental. A Casa Ecológica já foi visitada por centenas de crianças, jovens, adultos, estudantes, profissionais e curiosos. Já foi objeto de entrevistas, reportagens, cursos e apresentações até fora do Estado, inclusive recebendo prêmio internacional.


Fogo foi controlado a poucos metros da casa

O educador ambiental, Alfredo Fuchs, relata que o santuário sofreu uma enorme perda de biodiversidade. Centenas de espécies nativas de plantas e animais foram mortas e demorará muito tempo para recompor a área atingida, com cerca de três mil metros quadrados.

“Entendemos que estes eventos não podem mais se repetir. Chega de queimadas. Chega de ações inconseqüentes, como começar uma queimada, especialmente no início de uma tarde quente, seca e ventosa. Chega de falta de cuidado com os vizinhos e com o ambiente. Precisamos de atenção, de cuidado, de carinho e de ações responsáveis. Nós, seres, precisamos. Todos os seres, porque uma vida é uma vida, não importa o tamanho. Temos que entender isso antes que seja tarde e tragédias piores ocorram”, desabafa o educador.


Vegetação destruída

Alfredo e Kátia Fuchs agradecem aos Bombeiros Voluntários, à Polícia Ambiental e aos vizinhos que ajudaram a conter o fogo. "Convidamos aqueles que querem conhecer a Casa Ecológica ou ajudar na recomposição do local a nos visitar", declararam.


 



Comentários (13)

Faculdade Senac

28/07/2010 12:18

Alfredo sintimos muito pelo fato ocorrido, mas temos certeza que com sua determinação não levará muito tempo para reconstruir. Conhecemos sua garra e amor pela natureza. Abraços com carinho para vicês.

ANGEL

28/07/2010 08:21

FORÇA ALFREDO... SEI O Q VC FEZ PARA CONSTRUIR ESTA CSA QUE É O SEU ORGULHO... SUA ALUNA DO CURSO TST DO SENAC 2007...

ACADEMICO

28/07/2010 08:08

Coragem professor. Conheço seu amor e preocupação com as questões ambientais. É lamentavel o ocorrido. Estamos torcendo para que vcs deem a volta por cima. E isto vai acontecer. Continuem nesse animo. FORÇA!

bombeiro bão

27/07/2010 23:36

que bão nossos bombeiros

ALUNO

27/07/2010 23:06

Q PENA

Samantha Aparecida Padilha

27/07/2010 22:55

fiquei muito triste ao ver essa reportagem...a casa do meu professor, que nem faz muito tempo que nossa turma de matemática foi lá. Professor Alfredo, graças a DEUS que sua esposa e o lu estão bem...e o nenem que ela espera também. um lugar tão bonito destruído em segundos...que DEUS ilumine vocês...bjux e abraços...

OLIVEIRA TST4

27/07/2010 22:45

muita força professor para conseguir recuperar essa area novamente pode contar com minha ajuda.

Amigo da Família

27/07/2010 20:56

Só mais um detalhe, a Katia está grávida, o susto e a fumaça poderiam causar a perda do bebê. Kátia, espero que isso só sirva para vocês construirem algo ainda mais sólido e principalmente que sirva de lição para que parem com queimadas, é perigoso e um atentado contra a natureza, ainda mais em dias secos.

tah loko

27/07/2010 20:36

meo deoss meo professor mora ali, fui ateh fazer uma visita com o pessoal da sala de aula, viu prof... sarte fora daiiii home do céuuu...

Ana Maria

27/07/2010 19:30

Alfredo e Kátia, que bom que vocês, quatro, estão bem. Força e perseverança. Precisamos muito de pessoas como vocês que acreditam que fazem parte do meio ambiente.

Leitora

27/07/2010 18:43

Situação irônica essa. Que isso sirva pra fortalecer a vontade de lutar por seus ideiais, Alfredo! Não desanime! Precisamos de gente como vc!!

Lu

27/07/2010 18:23

Acho que tem gente que tem essas atitudes por pura falta de respeito com o patrimonio dos outros e principalmente com a vida das pessoas e animais . Bandidos é isso que esses covardes são.... Respeitem seus covardes...

POLICIA NELES

27/07/2010 16:26

TEM QUE DESCOBRIR OS INCENDIÁRIOS E FAZE-LOS PAGAR PELOS SEUS ATOS CONFORME PREVE A LEI.

Deixe seu comentário