Portal de notícias Caçador Online
Termômetro do Varejo

Redes sociais impactam decisão de compra de 77%


Que as redes sociais têm ganhado mais importância na relação entre marcas e consumidores todo mundo sabe. O que ainda não era mensurado era o quanto esta interação se refletia nas vendas. Pesquisa global Total Retail da consultoria PwC mostra que, sim, as redes sociais têm forte influência na decisão de compra dos brasileiros.

A consultoria ouviu cerca de mil pessoas no País e 77% afirmaram que a interação com o varejo por meio da rede social impactou de alguma forma a decisão de compra. Desse total, 46% disseram que influenciou em alguns casos e para 31% influenciou na maioria dos casos. Apenas 18% disseram que mídias como Facebook nunca impactaram sua decisão de compra, ao passo que 5% disseram que isso nunca aconteceu.

O lema quando se trata de redes sociais é que as marcas devem interagir ao máximo com os consumidores, já que é isso o que eles buscam. A pesquisa mostrou, no entanto, que esse cenário pode ser um pouco diferente. Quando perguntados o que os atrai a se relacionar com uma marca via rede social, as perguntas com maior percentual de escolha estão ligadas a produtos e promoções.

Para 35% dos brasileiros, o interesse em um novo produto é motivo para a interação com as marcas nas redes sociais ao passo que para o mesmo número de consumidores promoções, propostas e vendas atrativas são os motivos para seguir ou curtir as redes. Pesquisa de produtos (29%), interação motivada por um e-mail ou texto (26%) e recomendação de amigos ou especialistas (24%) completam a lista.

Outros fatores para interagir com uma marca são: propaganda (22%), o fato de o consumidor comprar com essa marca (21%), quando a marca disponibiliza SAC na rede (19%) e querer postar feedbck (15%) aparecem logo abaixo. E por incrível que pareça, a interação com a marca ou com seus seguidores foi o último motivo mecionado para seguir ou curtir uma marca nas redes sociais - razão citada por 13% dos entrevistados no Brasil.

Fonte: Portal No Varejo

Por Camila Mendonça


Leila Longo Romão

Graduada em Administração, com pós-graduação em Marketing e Vendas. Empresária do ramo de confecções, na área industrial e lojista. Foi presidente da CDL Caçador durante cinco o anos e Diretora Distrital da FCDL/SC. A coluna Termômetro do Varejo traz análises de pesquisas do setor, além de orientação para os empresários lojistas, comerciantes e comerciários em geral.

leilaromao@conection.com.br