Portal de notícias Caçador Online
Nutrição e Saúde

Dicas de alimentação no inverno


Com a chegada do outono e o frio se aproximando, a vontade que temos é de ficar em baixo das cobertas vendo um filme e com uma panela de brigadeiro, ou qualquer coisa que se possa mastigar. Parece que nesta época do ano precisamos comer mais para nos mantermos aquecidos, não é? Mas porque isto acontece?

Com a baixa temperatura externa, a temperatura do nosso corpo tende diminuir também. Como os alimentos tem a função de fornecer energia para que o corpo mantenha a temperatura adequada, sentimos a necessidade de comer mais do que o necessário. No entanto, devemos ficar atentos para não ingerir mais alimentos do que o necessário.

Para repor essa energia, o nosso corpo pede pela ingestão de alimentos, já que é através deles que conseguimos isto. A energia rápida vem dos pães, torradas, bolos, chocolate, ou seja, dos alimentos ricos em carboidratos. Aí o nosso desejo em comer mais.

O ideal seria tomar uma xícara de chá para aquecer e repor as energias, mas devido a nossa cultura, tomamos um chá com torradas, bolachas, etc.  Dessa forma também acontece com a sopa, que vem acompanhada pelo pão. O que devemos entender é que toda esta vontade de comer não é somente necessidade do corpo, mas é também coisa da nossa cabeça.

Com este clima, o ideal é abusar das sopas ou cremes preparados com legumes, vegetais e grãos (feijão, lentilha, aveia, ervilha, grão de bico, etc.). Carnes magras como peito de frango, bovino sem gordura, podem ser acrescentados a estas sopas para maior saciedade e também para a ingestão adequada de proteínas, aumentando seu valor nutritivo.
Trocar o chocolate pelo chá verde por exemplo, é uma ótima escolha, já que o chá verde ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético.

Não devemos esquecer de consumir bastante frutas, pois estas são ricas em vitaminas e minerais, que ajudam a evitar possíveis doenças propicias nesta época do ano, como resfriados, gripes, infecção de garganta.

Evite os molhos gordurosos a base de queijo e creme de leite. Prefira molhos mais saudáveis utilizando o tomate e temperos verdes, como manjericão para dar sabor a comida.

Beba muita água! Não esqueça dela. Embora transpira-se menos no frio, a hidratação é extremamente necessária para o bom funcionamento do organismo e para nossa pele. Em torno de 1,5 a 2l de água por dia.
Porém, é bom lembrar que toda caloria consumida poderá ser armazenada no organismo na forma de gordura, caso não seja gasta de alguma forma. Se seu objetivo é perder peso, aproveite para reeducar seus hábitos e consumir alimentos mais saudáveis para chegar no resultado esperado. Lembre-se, pratique atividade física e seus resultados serão mais rápidos e mais saudáveis.

Por Nutricionista Laize Southier Cendron


Laize Cendron

Graduada em Nutrição, começou sua carreira profissional como nutricionista de Cozinha industrial pelo SESI – Polpa Brasil em 2013. Teve a oportunidade de trabalhar na merenda escolar pela Nutriplus atendendo escolas da região. No ano seguinte voltou a atuar em cozinha industrial, trabalhando atualmente neste ramo pela CMS Transportes e Refeições LTDA. Trabalha também como Personal Diet, atendendo os pacientes em suas residências.

laize.nutricao@gmail.com